MATO GROSSO
BR-158: Quatro jovens morrem em acidente envolvendo Ecosport e carreta
MATO GROSSO
Na manhã deste domingo (17) um acidente envolvendo uma Ford Ecosport preta e uma carreta tirou a vida de 4 jovens na rodovia BR-158. Entre as vítimas já foram identificados Warlan Bruno de Sousa Menezes, de 24 anos, Naira Jaqueline de Sousa Menezes, de 17, Brenda Laura Marsango, de 23, e Thallysson Paulo Freitas de Sousa, de 19.
Segundo os Bombeiros que realizaram o resgate no local, as 7h da manhã foi acionada a guarnição para atender uma ocorrência na saída da cidade Ribeirão Cascalheira em direção a cidade de Confresa. Durante a chamada, foi informado que uma das vítimas estava presa entre as ferragens ainda com vida.
Ao chegarem no local encontraram as vítimas fatal e duas pessoas vivas presas nas ferragens dos veículos. Um dos sobreviventes, foi o motorista da carreta, que relatou ter visto o veículo preto invadindo a pista sem controle algum, andando em zigue-zague até chocar na frente da carreta.
Nas redes sociais:
A Assessoria Pedagógica de Querência e Ribeirão Cascalheira fez uma postagem comunicando a tragédia e informando que duas das vítimas (Warlan e Naira) eram filhas de uma servidora da Educação. Warlan, inclusive, também era servidor na mesma escola da mãe.
Amigos e parentes das vítimas realizaram diversas postagens em homenagem. Também fizeram textos mostrando um amplo caminho que ambos tinham pela frente, e que foram finalizados devido o acidente.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.