MATO GROSSO
“Temos grande ativo ambiental e não podemos ser o patinho feio”
MATO GROSSO
LISLAINE DOS ANJOS E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que, durante sua participação na Conferência do Clima da ONU, mostrou a forma diferenciada que Mato Grosso tem de produzir alimentos com preservação de seus ativos ambientais, ressaltando que o Estado possui 62% de sua área preservada.
No evento que ocorreu em Glasgow, na Escócia, ele defendeu que o Estado e o país deixem para trás a posição de “patinho feio” diante dos demais países e levantou a bandeira da “reciprocidade ambiental”, para que os demais entes façam aquilo que cobram do país.
“Colocamos que nós deveríamos exigir dos franceses, por exemplo, que tenham o mesmo comportamento que nós. Porque hoje a balança comercial é mais favorável a eles do que a nós brasileiros”, disse, durante coletiva nesta quarta-feira (10).
“É algo que foi bem compreendido, mas que cabe ao Governo Federal [defender] e eu espero que eles compreendam isso, para que o Brasil possa sair dessa posição que sempre ficamos de ser o patinho feio, sendo cobrado, quando temos grandes ativos ambientais e serviços que prestamos ao planeta”, completou.
Mendes destacou que, em todas as oportunidades, ficou claro na Conferência que “somos a região do planeta que mais produz alimento e preserva o meio ambiente”, algo apontado pelo governador como “espetacular”.
Segundo o democrata, a presença no evento mundial serviu para que Mato Grosso pudesse se posicionar adequadamente sobre questões da economia verde, como aquecimento global e redução das emissões de carbono, que influenciam até mesmo a forma como o Estado é visto pelos consumidores internacionais.
“Race to zero”
Mendes apresentou aos demais país o programa lançado no Estado dias antes da conferência, em que é firmado o compromisso de neutralizar a emissão de carbono até 2035, o que vai na contramão do que foi apresentado e acordado por grande parte dos países e estados brasileiros no evento, que assumiram a meta de fazer o mesmo até 2050.
“Isso foi bem recebido porque nós mostramos não só manifestação de desejo e interesse, mas acima tudo apresentamos um planejamento que o Estado e as empresas privadas já estão fazendo, não de algo que vamos começar a fazer”, disse.
Mendes destacou que o Estado está à frente de todos quando o assunto é a tecnologia implementada e chama a atenção pela forma como exige o cumprimento do está estabelecido no Código Florestal.
“Para instituições e ONGs, a política ambiental do Estado de Mato Grosso está sendo considerada uma das melhores entre os entes subnacionais do país”, afirmou.
MATO GROSSO
VÍDEO: Carreta carregada de algodão tomba em Primavera do Leste – MT
Ver essa foto no Instagram
-
CUIABÁ6 dias atrás
PM apreende 951 porções de entorpecentes e prende homem por tráfico de drogas
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Brasileiros na Bolívia: alunos de medicina relatam maus-tratos em internatos hospitalares
-
MATO GROSSO5 dias atrás
VÍDEO: Adolescente de 13 Anos Foge de Casa em Campos de Júlio e Relata Maus-Tratos em Vídeo
-
CUIABÁ1 dia atrás
VÍDEO: O preço alto dos ingressos estipulado pela diretoria do Cuiabá afastou o público e Cuiabá X Flamengo jogam numa Arena Pantanal quase vazia.
-
TV TONINHO DE SOUZA3 dias atrás
VÍDEO: Uma onda de “Matança de Cachorros” provocou medo e revolta entre os moradores do bairro São Francisco, em Várzea Grande (MT).
-
CUIABÁ3 dias atrás
VÍDEO: Um acidente com moto na tarde desta segunda-feira, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, deixou o trânsito congestionado, no trevo de acesso ao Centrode Eventosdo Pantanal.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
VÍDEO: bombeiros resgatam mulher que caiu de viaduto próximo à Arena Pantanal, em Cuiabá
-
CUIABÁ6 dias atrás
Governo de MT investe mais de R$ 36 milhões em modernização e estrutura de novas delegacias