MATO GROSSO
Primeiro dia de prova do Enem em MT tem baixa adesão
MATO GROSSO
Filas gigantes, correria e movimentação intensa. Esse era o cenário geralmente visto nas imediações da Universidade de Cuiabá (Unic) em dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto, os registros realizados no primeiro dia de prova deste domingo (21) mostram uma realidade completamente diferente dos últimos anos.
Faltando cerca de 15 minutos para o encerramento da entrada, o fluxo de candidatos na porta da universidade ainda era bastante tímido. A entrada dos estudantes foi acompanhada pela equipe da organização da prova e uma viatura da Polícia Militar (PM) que estava estacionada na Avenida Beira Rio, na Capital.
O pouco movimento, contudo, não impediu que uma cena comum em todos anos não se repetisse. Isso porque um estudante foi flagrado entrando nos últimos segundos antes do fechamento total do portão. Para não perder a prova, o rapaz jogou no chão e se arrastou para dentro da unidade de ensino.
A deputada federal, Professora Rosa Neide (PT), que integra um grupo parlamentar de investigação do Enem, acompanhou a chegada dos estudantes a dois locais de prova em Cuiabá.

“Estou aqui em um dos locais de prova, observando a chegada dos estudantes, fazendo a nossa blitz para que todos tenham segurança e tranquilidade. Também quero deixar minha solidariedade e boa sorte para os candidatos de Mato Grosso”, disse.
Em Mato Grosso, cerca de 70 mil estudantes se inscreveram para participar da prova que é realizada em 57 municípios do Estado.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), neste domingo, os candidatos deverão responder 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes têm ainda que fazer uma redação.
De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o tema da redação do Enem 2021 é “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O segundo dia, com a prova de exatas, será no domingo seguinte (28), e terá 30 minutos a mais de duração.
FONTE/REPOST: GAZETA DIGITAL
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.