MATO GROSSO
Secretário cita “sacrifício pela saúde” e é contra Carnaval em 2022
MATO GROSSO
O Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou ser contra a realização do Carnaval em 2022 nos municípios mato-grossenses. Para ele, é necessário um “sacrifício pela saúde da população”.
A declaração veio após o presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Lula, dizer que todos os representantes estaduais da Saúde são unânimes ao discordar da realização do evento que marca o mês de fevereiro.
Ao justificar seu posicionamento, Figueiredo disse estar alinhado com os pensamentos dos outros secretários e citou o Carnaval de 2020. “Dava para, nesse momento, fazer mais esse sacrifício pela saúde da população. Os riscos estão ai, a Europa explodindo casos para todo lado”.
O secretário ainda afirmou que a diminuição significativa de casos e mortes pela doença devido ao avanço da vacinação também não seria uma garantia de segurança para a realização do Carnaval.
Isso porque o evento combina aglomeração, chegada de turistas estrangeiros e a falta de controle sanitário, fatores essenciais para a disseminação do vírus e variantes.
Segundo ele, as festividades só poderiam ser realizadas com tranquilidade caso pelo menos 90% da população mato-grossense já estivesse imunizada contra o vírus. No entanto, a realidade do Estado mostra apenas 65% de cobertura vacinal até o momento.
“Uma nova onda da pandemia significa um grande sacrifício econômico para todos, porque haverá distorção na área econômica, na saúde, na educação. […] Não dá para ter um pouquinho mais de paciência?”, questionou.
Perguntado sobre as flexibilizações nas medidas protetivas em Cuiabá, o secretário disse respeitar as decisões do gestor municipal. No entanto, disse achar errado as aglomerações e destacou mais uma vez a imunização completa e de reforço como único meio de impedir uma nova onda do vírus.
FONTE/ REPOST: VITÓRIA GOMES – MÍDIA NEWS
MATO GROSSO
AACCMT lança campanha para arrecadação de alimentos e itens de limpeza
A Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACCMT) está mobilizando a sociedade para mais uma campanha solidária de arrecadação de alimentos não perecíveis e itens de limpeza. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o atendimento prestado às crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e às suas famílias, que encontram na instituição acolhimento durante todo o período de tratamento.
As doações podem ser realizadas até o dia 30 de junho. Os alimentos arrecadados serão destinados à montagem de cestas básicas, que serão entregues às famílias assistidas pela AACCMT. A instituição também recebe a doação de cestas básicas já montadas, que serão destinadas aos assistidos.
As doações podem ser entregues na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, nº 329, bairro Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelos telefones (65) 3025-0800 e (65) 99256-3627.
Entre os alimentos que podem ser doados estão arroz, feijão preto, macarrão, óleo de soja, polvilho azedo, ovos brancos (caixa fechada), leite integral, leite condensado, açúcar, farinha de trigo, sal, farinha de mandioca, fubá, polvilho doce, creme de leite e outros produtos não perecíveis dentro do prazo de validade. Também são bem-vindos itens de limpeza, como água sanitária (5 litros), papel higiênico (fardo), amaciante (5 litros) e detergente líquido (5 litros).
De acordo com o vice-presidente da AACCMT, Benildes Firmo, cada doação representa um gesto de cuidado e solidariedade, contribuindo para que a instituição continue oferecendo um ambiente acolhedor e digno às famílias que enfrentam o desafio do tratamento oncológico infantojuvenil.
“Cada alimento e cada produto de limpeza doado ajudam a manter a Casa funcionando e garantem mais conforto e qualidade de vida às crianças e adolescentes em tratamento e aos seus acompanhantes. Além disso, as cestas básicas entregues às famílias representam um importante apoio neste momento tão delicado. A participação da comunidade faz toda a diferença para que possamos continuar cumprindo nossa missão”, destacou.
Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos que oferece hospedagem gratuita para crianças e adolescentes com câncer e um acompanhante. Ao longo de seus 27 anos de atuação, a instituição já acompanhou cerca de 900 crianças e adolescentes e realizou mais de 25.638 atendimentos. A sede disponibiliza diariamente a alimentação, hospedagem, transporte, apoio psicossocial e diversos outros atendimentos.
Além de Cuiabá, a AACCMT atende crianças e adolescentes provenientes do interior de Mato Grosso, de outros estados, de comunidades indígenas e até de outros países, que chegam à capital em busca de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica.
-
MATO GROSSO6 dias atrásFestival de Fatias reúne confeitarias regionais e vários sabores em Cuiabá neste domingo (21)
-
MATO GROSSO4 dias atrásRecuperação judicial e crédito rural estarão em pauta durante congresso que reúne especialistas em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadação de alimentos e itens de limpeza
-
BRASIL4 dias atrásAACCMT contribui para diagnóstico nacional da atenção ao câncer infantojuvenil