MATO GROSSO
Adolescente capota carro durante fuga após roubo em chácara e diz que contou com apoio de mãe e padrasto
MATO GROSSO
Um adolescente de 17 anos foi apreendido na tarde desta terça-feira (28) após participar de um roubo em uma propriedade na comunidade de Ribeirão dos Cocais, na região de Nossa Senhora do Livramento (a 38 km de Cuiabá). O suspeito acabou capotando o Renault Sandero roubado que conduzia, durante a fuga. Ele contou à polícia que sua mãe e seu padrasto deram apoio ao roubo.
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 15h30 de ontem (28) uma equipe da 15ª Companhia Independente da PM de Força Tática fazia patrulhamento quando foi informada sobre um roubo em uma chácara na comunidade de Ribeirão dos Cocais. Dois suspeitos armados invadiram a propriedade e renderam as vítimas, trancando-as no banheiro.
Os bandidos levaram uma TV, celulares, um detector de metal e um Renaul Sandero, que utilizaram para fugir. Durante a fuga os suspeitos ainda roubaram um Fiat Palio branco, que um deles acabou usando para escapar.
A PM apurou que eles seguiam no sentido à cidade de Várzea Grande e, no intuito de interceptá-los, a equipe foi à Rodovia dos Imigrantes, sentido ao Bairro Capão Grande. Os militares avistaram o Sandero na pista contrária e o veículo, ao ver a polícia, começou a fugir em alta velocidade.
Os policiais então iniciaram a perseguição e já no Bairro Colinas Verdejantes o suspeito perdeu o controle do veículo em uma curva e capotou. A PM verificou que no veículo estava apenas um dos suspeitos. Com ele estava parte dos materiais roubados, sendo que alguns foram arremessados no capotamento.
Ao ser questionado sobre o comparsa, o adolescente disse que teria fugido no Palio e estaria em uma casa no Bairro Jardim Eldorado. Os militares foram ao local, mas lá encontraram apenas três crianças, que disseram que o suspeito detido seria o irmão mais velho deles. O suspeito disse que aquela era a casa onde mora e que seu padrasto e sua mãe deram apoio ao roubo, em um Ford Fiesta vermelho, que estaria com problemas mecânicos na região onde houve o roubo.
A polícia, no entanto, não encontrou a mãe e o padrasto. A equipe retornou à casa do suspeito, mas também não encontrou ninguém lá. As vítimas reconheceram o adolescente como sendo um dos que atuaram no roubo. Ele foi levado ao Pronto Socorro e depois encaminhado à Central de Flagrantes. Ele estava com várias lesões pelo corpo.
FONTE/ REPOST: VINICIUS MENDES – OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
MT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae
Cinco empreendimentos reconhecidos pela pegada inovadora alinhada à bioeconomia em Mato Grosso foram selecionados para a fase de capacitação do programa Inova Amazônia Global Edition. O resultado preliminar do Edital nº 01/2025, fruto de uma cooperação entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reflete o esforço para internacionalização de soluções sustentáveis oriundas da Amazônia Legal.
O foco central do projeto é a bioeconomia, setor que utiliza recursos biológicos renováveis para gerar produtos e serviços. O gestor do Programa Inova Biomas, Rafael Mendes, reforça a importância desse movimento para a região. “A bioeconomia é o motor que permite manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, gerar riqueza e desenvolvimento social. O Inova Amazônia Global Edition atua como ponte para que essas inovações locais ganhem o mundo com competitividade e sustentabilidade”.
No estado, as empresas que avançam no processo são: Brasteca Agroflorestal Ltda, Conecta Saber, Natureza Raiz (cosméticos naturais e veganos), Origem Compostagem e Tugani.
Para a proprietária da Origem Compostagem, Yasmin Fonseca, a aprovação acelera a estratégia de expansão do empreendimento, que já possuía um plano de internacionalização há quase dois anos. “Acredito que, com a capacitação, vamos fortalecer nossa governança, aprimorar a estratégia comercial e acessar o mercado internacional por meio de ajustes de documentação. Nosso foco será gerar impacto positivo e mensurável, além de ampliar nossa área de atuação”, destaca a empresária.
Yasmin explica que a empresa equilibra inovação e preservação ao aplicar processos biológicos controlados, que transformam resíduos orgânicos urbanos rastreáveis em insumos agrícolas de alta qualidade, com métricas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Segundo ela, o material produzido apresenta potencial para recuperar biomas sem descaracterizá-los. Essa abordagem assegura que o negócio reúna valor econômico, impacto ambiental positivo e a credibilidade necessária para iniciar no competitivo mercado externo.
A iniciativa busca fortalecer o ecossistema de inovação ao oferecer suporte técnico e estratégico para que esse perfil de negócio alcance novos mercados globais. De acordo com o cronograma retificado, a capacitação ocorrerá entre 23 de fevereiro e 23 de março de 2026. Durante o período, os empreendedores terão acesso a ferramentas para aprimorar seus modelos de negócio, garantindo que a exploração dos recursos naturais ocorra de forma ética, rentável e tecnologicamente avançada.
Além do destaque mato-grossense, o edital contemplou dezenas de empresas dos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, o que evidencia a força da biodiversidade regional. Com a divulgação do resultado preliminar, abre-se agora o prazo para interposição de recursos. O resultado final está programado para a próxima segunda-feira, 9 de fevereiro, quando será consolidado o grupo de empresas que levará o DNA da inovação brasileira ao cenário internacional.