Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Chuvas fortes geram alerta em barragem em MT

Publicados

MATO GROSSO

As chuvas fortes registradas recentemente encheram uma barragem, em Confresa, a 1.160 km de Cuiabá. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou que foi realizada uma limpeza do vertedouro – que é a capacidade de escoar a água – e, com isso, aumentou a vazão.

O vertedouro tem a função de descarregar toda a água não utilizada para geração.

Com isso, houve a redução do nível da barragem para comportar melhor o período das chuvas. A barragem é usada para a captação de água para abastecimento urbano de Confresa.

A barragem tinha sido desapropriada de uma fazenda e, atualmente, é administrada pela prefeitura do município.

A represa teria atingido o nível máximo, segundo moradores.

Contudo, a Sema informou que foram realizadas pela regional da instituição de Confresa e pela equipe de segurança da barragem, além de visitas à represa para verificar as denúncias de risco de rompimento.

O Corpo de Bombeiros acompanha a operação. Foi realizada uma vistoria e avaliada a barragem e mapeamento das estradas e comunidades que podem ser afetadas.

Leia Também:  Detran-MT participa do Projeto Ribeirinho Cidadão com orientações de trânsito

A comunidade que está no local avalia que, possivelmente, devem ser abertas as comportas, o que também é uma operação de risco, porque aumenta a vazão de água. “Após a verificação, na tarde de ontem e na manhã de hoje (6), a conclusão é de que não há risco iminente de rompimento, ou de transbordamento da represa”, diz a Sema, em trecho da nota.

Situação de emergência

No dia 27 de dezembro, a Prefeitura de Confresa decretou situação de emergência em inúmeras áreas da zona rural do município devido aos desastres causados por tempestades registradas nas últimas semanas.

De acordo com a prefeitura, o decreto possibilita transferências dos recursos da União aos órgãos e entidades do município para execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres e de recuperações de áreas.

Além disso, com a situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução dos pontos prejudicados.

Leia Também:  Com apoio da Sedec, empresas de MT apresentam novo atrativo, promove ação com companhia aérea e lança evento em feiras de turismo

As chuvas fortes no município começaram nos dias de Natal.

Desde então, pontes foram danificadas, estradas de terra tiveram erosão e inúmeras casas foram inundadas.

FONTE/REPOST: FOLHAMAX

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Sema e PM aplicaram R$ 6,8 milhões em multas em operações em MT contra garimpos clandestinos

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA