Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Primeiro curso de atirador treina policiais para dar respostas a situações críticas e crimes violentos

Publicados

MATO GROSSO


Quatorze policiais participam do 1º Curso de Atirador Designado Policial realizado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar. A aula inaugural da capacitação ocorreu na tarde de terça-feira (01.02), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Cuiabá.

A instrução técnica de Atirador Designado Policial da PMMT é a primeira realizada pelas Forças de Segurança de Mato Grosso. O curso tem carga horária de 138 horas/aulas e está previsto para encerrar no dia 15 de fevereiro.

O objetivo é preparar o policial, por meio de treinamentos e táticas, para aprimorar suas atividades na resolução a situações críticas, como roubo a instituições financeiras, e outras ocorrências em que seja necessário o emprego de técnicas não convencionais.

O comandante–geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, destacou a qualidade da grade curricular do curso, que está capacitando os policiais militares que atuam na ponta. “É um curso voltado para Força Tática, Rotam e Gefron. Além de compartilhar conhecimentos com a Polícia Militar do Estado do Paraná, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal”.  

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra associação criminosa investigada por sequestro e extorsão em Sorriso

Para o comandante do Bope, tenente–coronel Fabiano Pessoa, é fundamental ter operadores altamente capacitados para a dar primeira resposta em ocorrência de crimes violentos, por meio planejamento prévio e técnicas de disparos a média e longa distância.

“Durante o curso, os policiais vão se deparar com disciplinas que norteiam o tiro de precisão, clicagem de aparelhos ópticos de pontaria, tiros em distâncias variadas, tiro em baixa luminosidade, modalidade e ramificações do crime violento e organizado, dentre outros temas altamente técnicos voltados para a formação desse atirador designado”, pontua o comandante do Bope.  

Integram a lista de participantes policiais de sete Comandos Regionais da PM da Capital e do interior de Mato Grosso,  policiais miliares do Batalhão de Choque da PMPR (Estado do Paraná) e equipes da PRF e PF-MT.  A aula inaugural contou com a palestra ministrada pelo coronel Ronaldo Roque, da Diretoria da Agência Central de Inteligência da PM. 

Também contou com a presença do comandante–geral adjunto da PM, coronel Daniel Lipi Alvarenga, coronel Paulo Cesar; comandante da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM (Deip), do comandante do Comando Especializado, coronel José Nildo de Oliveira, dentre outras autoridades civis e militares. 

Leia Também:  Corpo de homem é encontrado às margens de rodovia após ser atropelado em MT

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Intermat inicia coleta de dados pessoais para regularização de imóveis em três bairros de Rondonópolis

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA