Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Servidores do IML são treinados para a coleta de material biológico em pessoas vivas

Publicados

MATO GROSSO


Servidores lotados na Diretoria Metropolitana de Medicina Legal participaram, nesta terça-feira (08.03), de um treinamento voltado para a coleta de material biológico de referência para exames de DNA. A proposta é aperfeiçoar o trabalho da instituição por meio da troca de informações quanto aos aspectos operacionais e legais de procedimentos. 

Conforme diretora da unidade, Alessandra Paiva Puertas, a Politec busca a otimização dos procedimentos.

“Quando se obedecem os procedimentos necessários, a possibilidade de sucesso nas análises é muito maior, e é esse o objetivo, para que a gente economize tempo, que seria gasto na repetição e no tempo de recoleta, além disso, diminuímos o tempo na liberação do laudo”.

O treinamento foi gravado e será replicado aos servidores das gerências de Medicina Legal do interior de Mato Grosso; teve como responsável a coordenadora de Perícias de Biologia Molecular, Késia Renata Lopes Lemos Melo.

Com cerca de 2 horas de duração, orintou peritos oficiais médico legistas, técnicos em enfermagem e técnicos em necrópsia sobre aos procedimentos administrativos e documentais para coleta de material biológico em condenados para o cumprimento da lei 13.964/2019; também sobre os cuidados para coleta e preservação da amostra de referência contra contaminações e degradações; e quanto à cadeia de custódia e o encaminhamento das amostras de referência para exames de DNA.

Leia Também:  Governo de MT repassa R$ 7 milhões para pagamento de salário de ex-funcionários do Hospital São Luiz

Os 17 servidores receberam informações sobre a coleta de material biológico de referência em pessoas vivas e quanto ao atendimento do Procedimento Operacional Padrão de Coleta de Materiais de Referência. Os procedimentos apresentados são previstos no Procedimento Operacional Padrão adotado pela Politec desde o ano de 2019.

Os institutos médico-legais são a porta de entrada dos vestígios biológicos, onde estas amostras são coletadas, e posteriormente encaminhadas para análise na Diretoria Metropolitana de Laboratório Forense da Politec, para fins de identificação genética.

Sobre a coleta e análise

A atribuição da Perícia Oficial e Identificação Técnica na coleta e análise de DNA em pessoas vivas envolve várias vertentes. Tanto a vítima que sofre algum tipo de agressão, em que são coletadas as suas amostras de referência, como também, a coleta da amostra questionada, tanto de vítimas quanto do suspeitos que venham a doar para confronto genético.

Também são coletadas amostras de familiares das pessoas mortas que vem para a identificação de seus entes, de familiares das pessoas desaparecidas, e as coletas de DNA de condenados por crimes hediondos ou por violência grave contra pessoas.

Leia Também:  Pais invadem hospital e fogem com bebê diagnosticado com covid e desnutrição em MT

A amostra biológica é colhida através de um dispositivo que será inserido na boca do periciando, sendo uma técnica indolor, para a coleta da saliva e obtenção do perfil genético

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week

Publicados

em

A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.

Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.

Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.

Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.

“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.

Leia Também:  "BRT vai promover viagens mais rápidas e com custo menor ao cidadão", afirma secretário adjunto da Sinfra

A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.

Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.

Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.

Mais informações:

Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA