MATO GROSSO
SES entrega notebooks para gestão dos hospitais regionais de Mato Grosso
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) entregou, na tarde desta quarta-feira (09.03), 34 notebooks para a gestão dos oitos hospitais administrados pela pasta. A entrega faz parte de um investimento de R$ 15 milhões em computadores, que contemplarão todas as unidades do órgão estadual.
Foram adquiridos 2,3 mil computadores desktop e 250 notebooks de alta tecnologia. “Conseguimos avançar nas melhorais necessárias para a gestão e, consequentemente, para a nossa população. Essa entrega contribui para o desempenho ainda melhor do servidor, que precisa dessas ferramentas de trabalho”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O Hospital Estadual Santa Casa e o Hospital Metropolitano receberam cinco aparelhos cada. Os Hospitais Regionais de Cáceres, Sinop, Sorriso e Rondonópolis receberam, cada um, quatro notebooks; os Hospitais de Colíder e de Alta Floresta receberam três notebooks cada e a secretaria adjunta de Gestão Hospitalar da SES-MT recebeu dois equipamentos.
A entrega dos computadores começou a ser realizada em março de 2021 e representa o maior investimento nos últimos 10 anos na área de Tecnologia da Informação da SES. O superintendente de Tecnologia da Informação da SES, Luciano Barco, também avalia positivamente o investimento e reforça a importância da modernização.
“Foram mais de 10 anos sem um investimento substancial em tecnologia da informação na SES, o que impactou diretamente no atendimento aos cidadãos que procuram o Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, o atual Governo segue a tendência em processo de Governança Digital, ou seja, prover aos cidadãos o acesso digital das informações de Saúde pública”, concluiu o gestor.

MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.