MATO GROSSO
Seduc seleciona professores que vão concorrer a curso nos Estados Unidos
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) está selecionando professores efetivos de língua inglesa para a etapa nacional do seletivo para formação de cinco meses nos Estados Unidos. O processo dispõe de quatro vagas e faz parte de uma parceria entre a Seduc, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Fulbright Brasil.
As inscrições terminam no dia 04 de abril e devem ser feitas pelo e-mail itamar.bressan@educacao.mt.gov.br e juliana.taborelli@educacao.mt.gov.br com toda a documentação exigida, bem como o formulário DAI Application, o Inquiry Project e o currículo resumido (todos preenchidos em inglês). A falta de documentos implicará no indeferimento da inscrição.
O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguisged Awards in Teaching Program for International Teachers –DAI) é uma iniciativa do governo americano que oferece para professores da rede pública uma oportunidade de curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos.
O curso visa fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa, oferecendo aos participantes conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação.
Segundo a secretária adjunta de Gestão Educacional, Valdelice de Oliveira Holanda, a seleção é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional e os que passarem por esta experiência poderão transformar o espaço da sala de aula em um ambiente que favoreça o protagonismo dos estudantes nas aulas de língua inglesa. “É sem dúvida uma oportunidade importante de viver essa experiência que vai contribuir para aprimorar as práticas educacionais articuladas ao Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC)”, sugere.
Requisitos
Essa é a quinta edição do programa que a Seduc participa. Para se candidatar, o profissional interessado tem que atender alguns requisitos como: possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010; ter, no mínimo, cinco anos de experiência em sala de aula; não estar em estágio probatório; estar em efetivo exercício em turmas do Ensino Médio, demonstrar o compromisso de continuar lecionando na rede pública após o intercâmbio, entre outros.
“É necessário que o candidato leia atentamente todas as orientações contidas nos documentos anexos para que sua inscrição não seja indeferida por não atender a todos os critérios colocados pela organização do programa”, esclarece Itamar Bressan, coordenador da seleção.
Para a etapa estadual, um critério a ser observado também é a participação e o engajamento do profissional nas iniciativas desenvolvidas pela Seduc na área da língua inglesa. Um exemplo é a formação que está sendo ofertada em parceria com a EF em que é possível monitorar os acessos e a participação dos professores no desenvolvimento das atividades e na participação das aulas ao vivo com professores nativos de forma on-line. A pertinência do Inquiry Project, que deverá estar escrito em inglês, terá peso considerável no processo de seleção, no caso de o número de interessados estar acima do número de vagas para a etapa nacional.
Os quatro professores selecionados na etapa estadual continuarão o processo seletivo em nível nacional com mais etapas a serem cumpridas. Ser selecionado na etapa estadual não implica na concessão automática da bolsa para a formação nos Estados Unidos.
Saiba mais nos anexos:
ANEXO 1 – ANEXO 2 – ANEXO 3 – ANEXO 4 – ANEXO 5 – ANEXO 6 – ANEXO 7 – ANEXO 8


MATO GROSSO
Kickboxing Profissional em Cuiabá: Allysson Campos e Adriano Oliveira conquistam o cinturão no MT Warriors Championship

Os atletas Allysson Campos (PR) e Adriano Oliveira (MT) conquistaram o cinturão no MT Warriors Championship, o primeiro campeonato de kickboxing 100% profissional de Mato Grosso.
As lutas foram realizadas neste sábado (27), no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, anexo à Arena Pantanal, em Cuiabá.
Allysson venceu por nocaute ainda no primeiro round, enfrentando José Carlos “Carlão”, de Cuiabá, na categoria peso pesado (94,1 kg).
Já na categoria peso cruzador (85,1 kg), Adriano, natural do Acre e morador de Cuiabá, venceu Gabriel Pérola, de Barra do Garças.
Com o Palácio das Artes Marciais lotado e uma estrutura de alto nível, o evento foi marcado por fortes emoções e muita adrenalina, prendendo a atenção do público do início ao fim. Ao todo, foram 11 lutas, incluindo as disputas de cinturão.
“Treinei muito e é muito gratificante poder levar esse cinturão. Só agradeço a Deus e a todos que me apoiaram para chegar até aqui”, ressaltou Allysson Campos.
Adriano Oliveira retornou às competições após oito anos afastado.
“A preparação foi difícil, porque eu estava há 8 anos sem lutar em campeonatos e me desdobrando em dois empregos. Recebi muito apoio para voltar e me dediquei ao máximo para conquistar esse título. A nossa família sabe o que a gente passa, e o meu maior prêmio é ter eles comigo aqui hoje”, destacou Adriano.
Com uma premiação total de R$ 50 mil, a maior já registrada em competições da modalidade no estado, o MT Warriors Championship chega para marcar uma nova era no esporte regional. O evento contou com o apoio do Governo de Mato Grosso, Queen Fight, Sicredi, Movido Açaí, Ligraf, Prominas, TMF Engenharia e Construções, Visagro, Grupo FG, deputado estadual Beto Dois a Um, e deputado federal Fábio Garcia.
“Com a realização e o ótimo resultado deste evento, mostramos que podemos chegar ainda mais longe e estamos preparados para grandes competições nacionais e internacionais no Palácio das Artes, que foi reinaugurado esta semana já recebendo um campeonato profissional e com estrutura de ponta”, reforçou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Beto Corrêa.
Além dos títulos, três dos 11 campeões também garantem vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. Os nomes serão divulgados após avaliação técnica da arbitragem.
“Fizemos questão de valorizar tanto os atletas daqui como os de outros estados, para abrilhantar a competição e elevar o nível de Mato Grosso nessa modalidade. Deu tudo certo e estamos felizes com a repercussão. O empenho dos atletas e a presença do grande público foram essenciais”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.
Uma das novidades desta edição foi a estreia da disputa feminina: Ana Clara Montini, do Paraná, enfrentou e venceu Luany Rocha, de Mato Grosso, no card preliminar da categoria peso-pena (até 65 kg).
O MT Warriors Championship tem a chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), conferindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas participantes.
Confira abaixo os resultados de todas as lutas do 1º MT Warriors:
Peso Leve (60 kg): Leri Yuri X Wellyngton “Coringa” – Vencedor: Wellyngton
Peso Super Leve (69 kg): Otávio da Silva Barreto X Felippe Kenpfer – Vencedor – Fellipe
Peso Super Leve (69 kg): Murilo Galvão X Nathan Breno – vencedor: Murilo
Peso Médio (75 kg): Kallel de França X Paulo Antônio – Vencedor: Paulo Antônio
Peso Meio-Médio (71,8 kg): Lázaro Júnior X Oscar Schmidt – Vencedor: Lázaro
Peso super leve (69,1 kg): Augusto Almeida X Bruno Splenger – Vencedor : Bruno
Peso Combinado (até 78 kg): Rodrigo da Silva X Caio – Vencedor: Caio
Peso Combinado (até 82 kg) : Matheus Gomes X Augusto – Vencedor: Matheus
Peso Cruzador (85,1 kg): Gabriel Pérola de Araújo X Adriano de Oliveira Souza (Cinturão) – Vencedor – Adriano
Peso Pesado (94,1 kg): José Carlos “Carlão” X Allyson Campos (PR) (Cinturão) – Vencedor: Allyson
Feminino Peso Pena (até 65kg): Ana Clara Montini X Luany Rocha – Vencedora: Ana Clara
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Alta valorização aquece mercado imobiliário de Cuiabá e impulsiona empreendimentos em pontos estratégicos
-
MATO GROSSO5 dias atrás
MT Warriors traz lutas 100% profissionais de kickboxing com entrada gratuita; saiba como retirar o ingresso
-
MATO GROSSO4 dias atrás
MT Warriors tem card completo com 12 lutas profissionais de kickboxing e disputa de cinturão neste sábado, em Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Estudo revela déficit de 5 milhões de hectares de Reserva Legal no Mato Grosso e alerta para risco de embargos
-
MATO GROSSO5 horas atrás
Kickboxing Profissional em Cuiabá: Allysson Campos e Adriano Oliveira conquistam o cinturão no MT Warriors Championship