Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Diretor admite que mais de 10% do esgoto cobrado não é tratado em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

O diretor-geral da Águas Cuiabá William Figueiredo participou nesta segunda-feira (18) das oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as obras realizadas na empresa. Durante o depoimento, declarou que a capital tem 78% de esgoto coletado, mas apenas entre 63% e 65% de esgoto tratado. Desta forma, os vereadores questionaram o porque de mais de 10% dos cidadãos cuiabanos pagarem pelo serviço de esgoto, mas ele segue sendo jogado in natura nos rios.

Leia também:
Emanuel diz que não vai interferir no Legislativo, mas espera resultados de CPI da Águas Cuiabá

“Não é justo o cidadão pagar 90% de taxa de esgoto e a gente ouvir hoje aqui que nem todo esse esgoto que é coletado é tratado. Porque a partir do momento em que é feita a coleta já é cobrado do cidadão”, lamentou o presidente da CPI, vereador Diego Guimarães (Cidadania). “O que queremos é que 100% seja coletado, 100% seja tratado, e que aí sim o cidadão pague por um serviço que está sendo prestado”, completou.

Leia Também:  Polícia Militar prende em flagrante suspeito de feminicídio em Cáceres

William não soube precisar em quais regiões da cidade o esgoto é coletado, mas não tratado. Ele ainda afirmou que a meta da empresa é tratar 100% do que já é coletado até o final de 2022, e ter 91% coletado até o final de 2024.

Apesar da participação do diretor, parte dos vereadores se sentiu insatisfeita. O diretor-presidente fez uma apresentação de 88 slides em sua fala, mas para o presidente da CPI, apenas oito deles referiam-se exatamente ao objeto da comissão.

“Ainda assim, sobre o que era objeto da CPI ele foi extremamente superficial. Não trouxe informações técnicas, números, metas e como está sendo refeita essas obras na cidade. Quem mora em Cuiabá acompanha, acompanhou obras, passa por onde tiveram obras da Águas Cuiabá, sabe o que estamos falando, da precariedade das obras feitas por essa empresa”, lamentou Diego. Os vereadores ainda sugeriram que a Águas Cuiabá faça uma “tarifa social” para os menos favorecidos.

William justificou a cobrança afirmando que está em contrato: “A Águas Cuiabá só aplica a cobrança de esgoto onde possui rede. Onde não tem rede de esgoto, não possui a cobrança. E a cobrança de esgoto, a tarifa, ele segue aquilo que está no contrato de concessão, mas é importante deixar claro que a cobrança da fatura de esgoto só existe onde tem rede coletora de esgoto”, explicou.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre 12 ordens judiciais em operação que apura morte de comerciante

“A concessão cumpre o que está no contrato de concessão. O contrato de concessão não é feito pela Águas Cuiabá, é feito pela concedente. Então cada cidade, cada município brasileiro escolhe um tipo de tarifa, escolhe uma forma de remunerar esse contrato. E Cuiabá foi escolhido 90% sobre a tarifa de água, foi uma modalidade. Tem cidades que possuem a tarifa de esgoto menor, porém ela tem a tarifa de água maior, então acaba equilibrando, porque todo esse investimento, tudo que é feito, é garantido pela própria tarifa de água e esgoto”, completou o diretor.

FONTE/ REPOST: Isabela Mercuri – Olhar Direto  / Do Local – Airton Marques

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Loja inaugura nesta quinta-feira em Cuiabá com voucher de R$ 100 para os 100 primeiros clientes e descontos de 30% em todos os produtos

Publicados

em

O Grupo Anita, maior rede de calçados do Centro-Oeste, inaugura nesta quinta-feira (07), às 11h, mais uma unidade da Stilo A em Cuiabá, no piso L1 do Shopping Estação, em frente à loja Democrata.

Para comemorar, os 100 primeiros clientes ganham um vale-compras de R$ 100. Além disso, toda a loja estará com 30% de desconto, e a promoção é cumulativa: dá para usar o vale junto com o desconto na hora da compra.

Com 750m², a nova loja traz um layout moderno e autoatendimento inteligente, que garante mais liberdade e agilidade para quem quer experimentar os calçados no próprio tempo e pagar direto nos totens digitais, sem filas.

A festa de inauguração terá ainda música ao vivo com cantor sertanejo, DJ, personagens infantis, pipoca e um clima animado para receber toda a família.

Sobre o Grupo Anita
Com quase 50 lojas e mais de 30 anos de mercado, o Grupo Anita reúne marcas como Stilo A, Anita Shoes, Schutz, Arezzo, Democrata, Balearic e Luz da Lua. É reconhecido por sua inovação no varejo e soluções financeiras próprias, como o Stilo A Card, que permite parcelar em até 10x, dá 10% de desconto na primeira compra, cashback e até 100 dias para começar a pagar.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Servidores da Saúde de VG citam salário defasado e cobram RGA
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA