MATO GROSSO
Governo de MT disponibiliza plataforma digital para estimular participação do cidadão na gestão pública
MATO GROSSO
Uma nova ferramenta de participação popular foi disponibilizada pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) para formulação de políticas públicas. O novo recurso vai ampliar a transparência orçamentária do Estado, além de estimular, de forma permanente, a atuação do cidadão na gestão pública.
Esse novo recurso permitirá também, que, o cidadão participe de consultas e audiências públicas, enquetes, e da elaboração da legislação. A iniciativa é da Secretaria Adjunta de Orçamento Estadual (SAOR), em parceria com a Secretaria Adjunta de Transformação Digital e Inovação Fazendária (SATDI), da Sefaz.
Para o secretário adjunto da SAOR, Ricardo Capistrano, a ferramenta “é mais um mecanismo que podemos utilizar para ouvir e dialogar com o cidadão, e assim, construir e elaborar os instrumentos de planejamento como, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), de acordo com as necessidades da população”, explicou.
Capistrano explica que a ferramenta não está limitada a SAOR, e pode ser usada pelas demais unidades da Sefaz ou pelos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual que queiram ouvir e ter a contribuição da população mato-grossense.
A plataforma digital faz parte do projeto “Orçamento Cidadão Digital” idealizado pelo Governo Federal que deverá ser implantado pelos estados brasileiros. E a primeira etapa implementada pela Sefaz é a consulta pública da LDO para o ano de 2023.
“Essa ferramenta foi desenvolvida em tempo recorde, utilizamos toda expertise e rapidez, para que, pudéssemos atender a demanda do Governo do Estado no que diz respeito à participação da população em geral nas questões da consulta pública”, diz o secretário adjunto da STDI, Kléber Geraldino.
Consulta Pública PLDO 2023
A consulta pública para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023 está disponível no site da Sefaz e segue até o dia 29 de abril. A LDO é uma das partes essenciais do orçamento público, pois estabelece as diretrizes para orientar a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA), que aponta como os recursos públicos serão aplicados.
A consulta pública é realizada virtualmente, permitindo a participação popular e a contribuição para uma gestão transparente e eficiente das finanças públicas. Para contribuir, o cidadão deve acessar o site da Sefaz e preencher os formulários eletrônicos que estão disponíveis na página inicial da secretaria. Clique aqui para participar.
(Supervisão de Texto Lorrana Carvalho)


MATO GROSSO
Rondonópolis lidera vendas de Big Mac e fortalece apoio à AACCMT

O município de Rondonópolis (MT) se destacou no último McDia Feliz, realizado no dia 23 de agosto de 2025, ao conquistar o primeiro lugar no ranking de vendas de Big Macs entre todas as cidades participantes da campanha em Mato Grosso.
Toda a renda da venda dos lanches será revertida para a Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT), que atua no apoio a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, além de oferecer suporte às famílias.
Nesta quinta-feira (04), a primeira-dama de Rondonópolis, Alessandra Ferreira, esteve em Cuiabá para visitar a instituição e montar um Big Mac em uma das lojas, como forma de agradecimento ao reconhecimento pelas vendas.
Em Mato Grosso, também fizeram parte da campanha os municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Diamantino e São José do Rio Claro.
“A solidariedade dos moradores foi essencial para esse resultado. É emocionante ver como a cidade se uniu por uma causa tão importante. Cada Big Mac vendido representa esperança e cuidado para centenas de crianças”, afirmou a primeira-dama.
A instituição hospeda gratuitamente crianças com câncer e um acompanhante. Entre os atendidos, estão assistidos que residem no interior de Mato Grosso, em outros Estados, de área indígena e de outros países que necessitam ficar em tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. Conforme último levantamento da diretoria, em 26 anos a AACCMT acompanhou mais de 800 assistidos e realizou 22 mil atendimentos.
“Cada sanduíche vendido representa mais esperança, mais cuidado e mais apoio às crianças e adolescentes atendidos pela AACCMT. Agradecemos imensamente a todos que participaram, voluntários, parceiros, empresas e, principalmente, a população que abraçou essa causa com tanto carinho”, destacou Perolina Cezar, coordenadora da campanha McDia Feliz na AACCMT.
Sobre o McDia Feliz
A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer.
Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação. Desde sua primeira edição, mais de R$ 400 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.
Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais
-
MATO GROSSO2 dias atrás
AACCMT destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
-
MATO GROSSO2 horas atrás
Primeiro campeonato 100% profissional de kickboxing estreia com estrutura de alto nível em MT
-
MATO GROSSO2 horas atrás
Rondonópolis lidera vendas de Big Mac e fortalece apoio à AACCMT