MATO GROSSO
Presidente e governador promovem 506 policiais militares de MT
MATO GROSSO
O presidente da República, Jair Bolsonaro, e governador Mauro Mendes promoveram, na noite dessa terça-feira (19.04), 506 policiais, entre oficiais e praças, em solenidade realizada no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM.
Na cerimônia, 20 oficiais foram graduados ao posto de primeiro-tenente. Já do grupo de praças, 18 foram promovidos ao posto de subtenente, 127 a primeiro-sargento, 305 a segundo-sargento e 11 a terceiro-sargento. Além disso, 25 policiais foram graduados ao posto de cabo.
O presidente Jair Bolsonaro discursou para a tropa, parabenizando todos os militares promovidos. “É uma satisfação muito grande estar em Mato Grosso e neste pátio sagrado da nossa Polícia Militar. A profissão de vocês é de risco, onde a única opção é sobreviver em benefício da sociedade. Este momento de promoção é um momento de muita alegria e satisfação, é o reconhecimento de longos anos de serviço, que agora vocês materializam com mais uma divisa em suas fardas”, disse.
Essa foi a primeira vez na história da PMMT em que um presidente da República esteve presente em uma formatura dos policiais.
O governador Mauro Mendes também ressaltou que a graduação dos militares é um reconhecimento pelos esforços diários. “Essa promoção glorifica o trabalho desenvolvido pelos nossos policiais militares, que, no desempenho de sua função, atuam diariamente para trazer mais segurança para todos os mato-grossenses. O evento vai ficar marcado de forma especial na memória de todos os promovidos”, afirmou.
Presidente da solenidade, o comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Correa Mendes, agradeceu a presença do presidente Jair Bolsonaro e do governador Mauro Mendes, e destacou o desempenho e merecimento dos policiais que alcançaram novos postos dentro da instituição.
“É um dia muito especial, onde, além de celebrarmos Tiradentes, que é o patrono de todas as polícias militares do Brasil, também comemoramos a graduação de oficiais e praças, onde o governador Mauro Mendes está promovendo mais de 500 policiais militares que trabalham em todos os municípios do Estado. Hoje, a família Polícia Militar está muito contente com esses atos de promoção”, afirmou o coronel Mendes.
Também participaram da cerimônia a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, o senador da República Wellington Fagundes, o deputado estadual Elizeu Nascimento, e a vereadora por Cuiabá Michelly Alencar, entre outras autoridades militares e civis.


MATO GROSSO
Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.
Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.
A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.
A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.
“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL3 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo