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São Paulo monta operação de transporte para o Sambódromo
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A empresa SPTrans, responsável pelos ônibus da capital paulista, montou um esquema especial de transporte para atender o público dos desfiles das escolas de samba realizados no Sambódromo do Anhembi. A ação vai vigorar até o dia 29 deste mês.
Duas linhas de ônibus especiais foram ativadas para facilitar o deslocamento do público ao evento, ligando o Sambódromo às estações Tietê e Barra Funda do Metrô, além de providenciar a alteração de itinerário da linha 9717/10. A equipe de campo da SPTrans acompanha toda a operação para auxiliar os passageiros.
Ônibus especiais
As linhas de ônibus especiais 179A/10 Metrô Tietê-Anhembi e 879A/10 Metrô Barra Funda-Anhembi foram ativadas para fazer o transporte do público exclusivamente para o Sambódromo.
O valor da passagem é o mesmo da tarifa básica do sistema – R$ 4,40 – e os ônibus aceitarão todas as modalidades de Bilhete Único normalmente.
Como funciona o sistema
179A/10 Metrô Tietê – Anhembi. Irá operar todos os dias (22, 23 e 29 de abril). Horários de funcionamento: Metrô Tietê-Anhembi (ida) – das 17h às 9h.
Sentido Único: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Retorno ao portão 1 do Anhembi, Desembarque no portão 1, Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul.
O embarque será no sentido bairro na Av. Cruzeiro do Sul, 1777, e no sentido centro na Av. Olavo Fontoura (baia após o portão 0)
879A/10 Metrô Barra Funda-Anhembi. Irá operar hoje e amanhã (23). Horários de funcionamento: Metrô Barra Funda-Anhembi (ida) – das 17h25 às 9h25. Anhembi-Metrô Barra Funda (volta) – das 17h25 até 9h25 nos dias 22 e 23.
Ida: Av. Auro Soares de Moura Andrade (Metrô Barra Funda – lado Sul), retorno, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Av. Pacaembu, Av. Dr.Abraão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carreiro, Av. Rudge, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Desembarque no portão 1.
Volta: Av. Olavo Fontoura – portão 01, Praça Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Av. Braz Leme, Ponte da Casa Verde, Av. Dr. Abraão Ribeiro, acesso, Av. Auro Soares de Moura Andrade (Metrô Barra Funda – Lado Sul).
Transporte Acessível
O Serviço Atende+, destinado a pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física, disponibiliza 94 vans nos dias 22, 23 e 29 de abril, durante a realização dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi. A operação terá início às 19h.
Os veículos estarão disponíveis em quatro locais: Pavilhão do Anhembi (para circulação interna), Metrô Palmeiras-Barra Funda, Metrô Portuguesa-Tietê e na Av. Olavo Fontoura (Posto da CET), para atender os usuários com destino ao Sambódromo.
Linhas para Sambódromo
– Metrô Portuguesa Tietê – Saída para a Rua Mal. Odylio Denys, esquina com a Av. Cruzeiro do Sul
– Metrô Palmeiras Barra Funda – Av. Auro Soares de Moura Andrade, dentro do Terminal Barra Funda, junto à rampa de acesso
– Posto da CET – Av. Olavo Fontoura
– Pavilhão do Anhembi – Linha interna
O Atende+ é uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito, operado com vans adaptadas, destinadas a pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física com alto grau de severidade e dependência. Também transporta pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida, como grávidas, idosos e obesas.
Alteração de itinerário
A linha de ônibus 9717/10 Jd. Almanara – Santana será desviada temporariamente na Zona Norte e entorno do Anhembi nos dias 22, 23 e 29 (desfile das campeãs), sempre das 18h30 até as 9h do dia seguinte. Veja a alteração do itinerário no site da SPTrans.
Edição: Kleber Sampaio


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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
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