Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Operação prende líder de bando que rouba “carrões” em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

Um dos integrantes da quadrilha investigada pela Polícia Civil por roubos de veículos em Mato Grosso foi preso no último fim de semana no interior de Mato Grosso do Sul, dentro da fase Camaleão, da Operação Imperial. O mandado de prisão expedido pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá foi cumprido pela equipe da Delegacia Regional de Jardim em apoio à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) de Mato Grosso.

 

O homem de 34 anos é suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em roubos e adulteração de veículos investigada na Operação Imperial. O delegado da Derfva, Gustavo Garcia, explica que o investigado preso na cidade de Jardim era um dos principais alvos da investigação e estava foragido desde a deflagração da operação no ano passado. “Ele era responsável por alugar as casas onde a organização criminosa ocultava os veículos roubados e falsificar os documentos para “esquentar” os veículos”, afirmou o delegado.

Ele foi preso no momento em que saía de sua residência no bairro Jardim Recanto Feliz. O delegado explica ainda que o alvo vinha sendo monitorado pelas equipes policiais e quando foi preso estava com um documento de identidade falso.

Leia Também:  Estande vai divulgar programa de equoterapia da Seduc na 11ª Semana do Cavalo

Além desse mandado cumprido no sábado (23.04), a Polícia Civil de Mato Grosso continua as buscas para chegar ao paradeiro de mais um investigado, que está foragido. As investigações da Derfva resultaram na deflagração da operação em agosto do ano passado, quando foram cumpridos 13 mandados de prisão e 42 mandados de busca.

A organização criminosa atuava também no tráfico de drogas, na modalidade escambo (troca de veículos, objetos de roubo/furto por entorpecentes), receptação, uso de documentos falsos, falsidade ideológica, estelionato, lavagem de capitais, entre outros crimes. Foi identificado o envolvimento da quadrilha em, pelo menos, 25 ocorrências, sendo 18 roubos majorados no período entre agosto e outubro de 2020.

A investigação apontou ainda que neste curto período houve um prejuízo às vítimas de cerca de R$ 1,5 milhão. A organização criminosa possuía três núcleos de atuação, sendo um deles que atuava no nos roubos de veículos, outro destinado para fazer a venda do produto através de estelionato e uma terceiro com o tráfico de drogas.

Leia Também:  Presidente da Câmara e MT Mamma fecham parceria para conscientizar servidoras

Nas duas fases da operação realizadas no ano passado, o objetivo do trabalho da Derfva foi atuar na descapitalização e desmantelamento da organização criminosa. Para chegar aos autores e na responsabilização criminal de cada integrante, a delegacia reuniu uma farta documentação durante a investigação e também nas fases da Operação Imperial, quando foram cumpridas 84 ordens judiciais decretadas pela 7ª Vara de Cuiabá, entre mandados de prisões, buscas e apreensões e medidas cautelares diversas contra a organização criminosa, além do sequestro de valores de contas bancárias e investimentos dos investigados. 

Atendendo à representação da autoridade policial, a 7ª Vara Criminal determinou o sequestro dos 23 veículos pertencentes à organização criminosa e a alienação antecipada dos bens sequestrados, estimados em cerca de 2 milhões de reais. Os bens constituem objetos indiretos dos crimes investigados, ou seja, itens adquiridos com os proventos dos crimes.

O delegado Gustavo Garcia disse a medida busca garantir  eventual reparação dos danos causados pela organização criminosa, bem como a necessidade de impedir a deterioração dos bens. 

FONTE/ REPOST: REDAÇÃO FOLHAMAX 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Jovem de 24 anos é esfaqueado por amante de namorada e casal foge após crime

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA