Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Censo das prefeitas brasileiras é lançado em evento do MMM durante a XXIII Marcha

Publicados

CIDADES


O retrato da representatividade feminina na política foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 27 de abril, no palco do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), durante a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em parceria com o Instituto Alziras, foi lançada a segunda edição do Censo das prefeitas brasileiras.

A fundadora do MMM, Tania Ziulkoski, foi quem fez a abertura oficial e destacou a contribuição dada tanto pela Confederação como pelo MMM para a realização deste Censo. “Nós reconhecemos que as pesquisas anteriores foram um sucesso total, pois serviram como base para entendermos a realidade em que estamos inseridas. Para nós foi uma honra também, pois a pesquisa realizada pela CNM sobre a Covid serviu como insumo para este Censo. Vimos que Municípios geridos por mulheres foram mais bem-sucedidos em relação ao combate à pandemia”, disse.

A analista técnica da CNM Thaís Lima Mendes também fez uma introdução e lembrou o quanto conhecer a realidade das mulheres na política ajuda no aprimoramento do trabalho desenvolvido pelo MMM. “Esta é uma pesquisa muito interessante para desmistificar várias informações equivocadas sobre como as mulheres entraram na política, demonstrando o quanto elas são bem instruídas, muitas vezes não vêm de famílias ligadas à política. Todas, independentemente do cargo que estão, enfrentam muitas dificuldades para o crescimento na política”, comentou.

Leia Também:  Promulgada Emenda que garante recursos para candidaturas femininas

Números
De acordo com o Censo das prefeitas brasileiras, desenvolvido pelo Instituto Alziras, em parceria com o MMM e a CNM, o Brasil está dividido da seguinte forma, no que se refere a Municípios governados por mulheres: região Norte tem 15% dos Municípios; Sul com 9%; Sudeste 8%; Centro-oeste 12%; e Nordeste com o maior percentual, 17%. Vale destacar ainda a experiência política, pois 70% já foram eleitas em outros cargos, o que significou um aumento de 16% em relação à pesquisa realizada em 2016.

A respeito dos obstáculos por ser mulher na política, 47% das gestoras responderam ao Censo indicando que a falta de recursos para a campanha é um dos pontos que mais pesa. Além disso, destaca-se o desmerecimento pelo fato de serem mulheres, representando 34% das respostas; e 26% falam sobre o assédio e a violência no espaço político.

A fundadora do Instituto Alziras, Michelle Ferreti, apresentou um panorama da pesquisa para todas as gestoras presentes e destacou que o “Município é a porta de entrada para as mulheres na política. Muito do que elas fazem fica invisível, mas as mulheres contribuem muito para a democracia. Não tivemos um avanço importante da primeira pesquisa para cá em termos de números de eleitas para cargos do Executivo, mas nossa ideia é diminuir o custo que essas mulheres pagam para estar na política e oferecer a melhor orientação às nossas gestoras”, finalizou Ferreti.

Leia Também:  Brasil terá crédito de US$ 1,2 bi para projetos agrícolas

Para ter acesso a todos os dados do Censo, clique aqui.

Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Senado aprova projeto que Institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA