CIDADES
Prefeitos avaliam Marcha a Brasília e destacam resultados da mobilização
CIDADES
Os prefeitos de Mato Grosso que participam da Marcha a Brasília avaliaram a repercussão do evento, que será encerrado nesta quinta-feira (28). A mobilização conta com a participação de cerca de seis mil gestores municipais de várias regiões do país que nos últimos dias participaram de uma ampla programação para debater os principais itens da pauta municipalista.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou as inúmeras pautas apresentadas que impactam nas administrações municipais na área das finanças, como a proposta da Reforma Tributária, em tramitação no Congresso Nacional, e outras de interesse dos municípios. Ele chamou a atenção para a PEC 122/2015 que proíbe a imposição e transferência de encargos financeiros decorrentes de prestação de serviços público sem indicação de recursos que não constem da lei orçamentária. “Não há como os municípios assumirem programas federais, além disso a pauta engloba os pisos salariais para os municípios assumirem sem os recursos necessários”, pontuou.
Já o prefeito de Itiquira, Fabiano Valle, ressaltou que a Marcha é o evento mais importante para todos os prefeitos que têm a oportunidade de participar do debate de temas essenciais para os municípios. Ele afirmou que a participação é fundamental para discutir a pauta municipalista de interesse de todos os gestores. “A questão dos pisos salariais do magistério, da enfermagem, o Fundeb, o Pacto Federativo que impacta diretamente na gestão dos municípios são temas importantes. Defendemos uma melhor distribuição do bolo tributário entre União, estados e municípios”, observou.
Na avaliação da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, a Marcha representa o espaço mais importante, o momento que todos os prefeitos se reúnem com o único objetivo de discutir a pauta muito relevante e de interesse de todos os municípios. “Reconhecemos e parabenizamos o trabalho do presidente da CNM junto ao Congresso. É muito fácil aprovar as Leis que os municípios têm que cumprir sem ter condições financeiras. Com a Marcha, saímos daqui com mais conhecimento e mais segurança para atuar nos nossos municípios. Tenho certeza que os frutos que colhemos aqui vão servir para as gestões”, assegurou, destacando que a Marcha é sucesso porque os prefeitos participam e discutem a pauta de interesse comum para os municípios, onde moram os cidadãos.
O prefeito de Porto Estrela, Eugênio Pelachim, destacou que já foram muitas conquistas alcançadas com as mobilizações dos gestores em Brasília. “A presença dos parlamentares na Marcha é fundamental para debater e esclarecer a votação dos projetos de interesse dos municípios no Congresso Nacional”, pontuou.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS6 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS3 dias atrás
Dia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar
-
ARTIGOS6 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS2 dias atrás
Canetas emagrecedoras: ortopedista alerta sobre impactos na coluna e nas articulações