Search
Close this search box.
CUIABÁ

CIDADES

Bancada federal de MT garante apoio à pauta municipalista

Publicados

CIDADES

Os prefeitos e prefeitas que estão em Brasília participaram de uma reunião com os parlamentares que integram a bancada federal de Mato Grosso, nesta quarta-feira, 27 de abril. A reunião, que integrou a programação da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios, contou com a presença da maioria dos senadores e deputados federais.

Durante o encontro, foi apresentada pela Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, em nome dos prefeitos, uma pauta de reivindicação estadual, além de projetos prioritários que tramitam no Congresso Nacional. “Pedimos o  empenho da nossa bancada na aprovação da pauta municipalista, principalmente dos projetos de lei que estão na Câmara e no Senado, como a PEC 122/2015 que visa estabelecer um marco jurídico para as atividades das associações dos municípios”, pontuou o prefeito Nelson Paim, que representou o presidente da AMM, Neurilan Fraga, na reunião.

Conforme a pauta da Associação, foi solicitado ainda que a bancada estabeleça uma força tarefa junto ao ministério da Educação, para que faça um mutirão em Cuiabá, a exemplo do programa Calha Norte, que esteve com os prefeitos para resolver as pendências de convênios referentes as obras paralisadas nos municípios. Foi também pleiteado que os parlamentares solicitem ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE a destinação de pelo menos 300 ônibus para os municípios que estão com a frota sucateada.

Leia Também:  AMM e Academy Brasil realizam Encontro de Assessores de Imprensa dos Municípios

Outra solicitação é para que a bancada interceda junto ao ministério da Saúde e Funasa, visando a distribuição de 100 caminhões para o transporte de resíduos sólidos e de 50 unidades de transbordo para serem construídas em vários municípios. O argumento é que o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Sema estão punindo os prefeitos que não estão conseguindo coletar e transportar os resíduos sólidos de forma adequada, além do pedido de empenho da bancada para efetivar a regularização fundiária em  municípios de várias regiões.

Na ocasião, os congressistas se comprometeram a  atender as demandas solicitadas e mais  engajamento com os projetos de interesse dos municípios. “Nossa meta é buscar apoio, pois a votação depende dos representantes das duas Casas”, assinalou o deputado federal Doutor Leonardo Albuquerque, líder da bancada federal de Mato Grosso.

O senador Wellington Fagundes, que integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Brasileiros, ressaltou que vem trabalhando em vários projetos em favor dos municípios. Ele lembrou que lutou muito pela aprovação da Lei Kandir, que beneficiou os municípios de Mato Grosso com transferência de  recursos na ordem de R$ 6 bilhões, uma luta que teve a participação e a liderança do presidente da AMM, Neurilan Fraga. “Isto  representa a autonomia financeira dos municípios. Sou municipalista e defendo as causas prioritárias do  movimento’, garantiu o senador.

Leia Também:  Dois trabalhadores morrem após poste cair durante manutenção

Na ocasião, a prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira, que é vice presidente da AMM, afirmou que o encontro com os parlamentares foi de suma importância para que  pudessem garantir o atendimento às reivindicações.  Ela anunciou que pretende, com apoio da AMM, criar  o Movimento  Mulher Municipalista em Mato Grosso, com a participação de prefeitas, secretárias, primeiras-damas, vereadoras e outras autoridades. “Agradecemos os parlamentares pelas emendas garantidas para que possamos resolver os problemas. “Solicitamos o empenho no sentido de ter mais projetos que visem barrar a alta dos preços, pois  as empresas fornecedoras para as prefeituras estão aumentando os valores dos serviços em todas as áreas essenciais para a gestão municipal”, disse ela.

O prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano, que também integra a diretoria da AMM, solicitou aos parlamentares que  intercedam junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura-Sinfra, para análise dos  projetos para que os municípios possam concluir as obras, tendo em vista o prazo do calendário eleitoral. Na oportunidade, ele anunciou mais um Encontro de Prefeitos, a ser realizado pela AMM até o final do mês de junho.

Participaram da reunião os senadores Wellington Fagundes, Carlos Fávaro, e os deputados federais Dr. Leonardo Albuquerque, Neri Geller, Valtenir Pereira, Rosa Neide, Juarez Costa e Emanuelzinho Pinheiro.

Fonte: AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria

Publicados

em

Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.

O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  AMM e Academy Brasil realizam Encontro de Assessores de Imprensa dos Municípios
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA