Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de Mato Grosso lança novo edital de compra de novilhas girolando prenhas

Publicados

MATO GROSSO

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), está com inscrições abertas para o novo edital de seleção de associações ou cooperativas sem fins lucrativos (OSC), ligadas à produção da cadeia leiteira, que tenham condições financeiras de dar contrapartida de 100% na compra de novilhas Girolando ½ sangue, com gestação de embrião sexado fêmea, também Girolando.

Pela proposta, a Seaf compra novilhas e a entidade participante entra com contrapartida na mesma quantidade adquirida pelo Estado, e repassa os animais a produtores familiares ligados à pecuária. Dessa forma, o Governo do Estado auxilia que o gado leiteiro de famílias da agricultura familiar melhore geneticamente e, consequentemente, a quantidade de leite produzida na propriedade.

O envio de propostas ao edital de chamamento público, aberto no dia 25 do mês passado, pode ser feito até o dia 24 desse mês, pelos Correios. Serão selecionadas aquelas entidades que, obrigatoriamente, sejam do segmento da agricultura familiar e que desenvolvam atividades relacionadas a cadeia produtiva do leite.

Leia Também:  Retomada da ‘FIT Pantanal 2023’ é marcada pela divulgação dos potenciais turísticos de MT para o mundo

Conforme estabelece o edital, cada associação terá que apresentar condições financeiras para adquirir no mínimo de 15 novilhas prenhas, algo em torno de R$ 270 mil. Já o Governo do Estado entra com contrapartida de doar a mesma quantidade de animais que a associação adquirir.

A associação ou cooperativa, juntamente com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), será a responsável por selecionar os produtores familiares a receberem as novilhas. A Seaf ficará responsável por coordenar, acompanhar e monitorar do projeto, com o apoio da Empaer.

No dia 07 de julho serão divulgadas, no Diário Oficial do Estado, as propostas selecionadas. 

MT Produtivo Leite

O Governo do Estado vem desde 2019 investindo na compra de máquinas e serviços destinados ao fortalecimento e expansão da bacia leiteira mato-grossense. Até o momento já foram adquiridos 830 resfriadores de leite, 118 ordenhadeiras de leite, 27 mil doses de sêmen bovino, realizados 1.750 prenhezes, 43 mil toneladas de calcário para correção de pastagem, seis caminhões isotérmicos para o transporte de leite e o repasse de dois silos isotérmicos para estocagem de leite.

Leia Também:  Prefeito anuncia festa de Réveillon em Chapada com show da banda AraKetu para "celebrar a vida"
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Idosa joga óleo quente e agride vendedor de pastéis com 'bolsadas' em Cuiabá

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA