POLÍTICA MT
Maioria dos deputados estaduais busca à reeleição em 2022
POLÍTICA MT
Maioria dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa (ALMT) vai buscar a reeleição nas eleições gerais de 2022, marcada para o dia 2 de outubro. Com isso, a aposta é que o Legislativo tenha uma baixa renovação de cadeiras este ano.
De acordo com o levantamento feito pelo Gazeta Digital, dos 24 integrantes do parlamento, apenas os deputados Ulysses Guimarães (PTB) e Allan Kardec (PSB) deixam a Casa de Leis para tentar uma cadeira na Câmara de Deputados no pleito que se aproxima.
o quadro dos que buscam a renovação do mandato está o presidente do Parlamento estadual, deputado Eduardo Botelho (União), aliado do governador Mauro Mendes, do mesmo partido. O chefe do Legislativo foi eleito em 2014 e este ano pretende buscar a permanência no Poder pela terceira vez.
Na mesma linha, nomes que já possuem uma extensa carreira política, como o deputado Wilson Santos (PSB), também pleiteiam a permanência no cargo. Ex-prefeito de Cuiabá e ex-deputado federal, o parlamentar já foi candidato ao governo do Estado pelo PSDB em 2010. Eleito deputado pela primeira vez em 1990, pelo PDT, Wilson busca o quarto mandato como deputado.
Ainda há nomes conhecidos como a deputada federal Janaina Riva (MDB), única mulher eleita a ocupar uma cadeira na AL. Neste ano, ela busca renovar o mandato pela terceira vez, após a reeleição em 2018 como a mais votada. Inclusive, esse deve ser o último ano que Riva buscará ser escolhida para o mesmo cargo. No próximo pleito, a parlamentar já deixou claro que pretende alcançar voos maiores e disputar à deputada federal.
Ademais, outros nomes conhecidos dentro do parlamento como o primeiro-secretário deputado Max Russi (PSB), Lúdio Cabral (PT) e o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União) também buscarão a renovação do mandato.
Neste cenário também há situações atípicas, como a do deputado Gilberto Cattani (PSL), que será novamente “testado” nas urnas. O parlamentar ficou como suplente nas eleições de 2018 e assumiu a vaga após o falecimento do titular da cadeira, Silvio Fávero (PSL), em 2020 vítima da covid-19.
Veja a lista de deputados que buscam à reeleição:
1. Janaina Riva (MDB)
2. Elizeu Nascimento (União)
3. Sebastião Rezende (União)
4. Wilson Santos (PSB)
5. Faissal Calil (Cidadania)
6. Eduardo Botelho (União)
7. Paulo Araújo (PP)
8. Dilmar Dal Bosco (União)
9. Xuxu Dal Molin (União)
10. Nininho (PSD)
11. Max Russi (PSB)
12. Thiago Silva (MDB)
13. Lúdio Cabral (PT)
14. Valmir Moretto (Republicanos)
15. Delegado Claudinei (União)
16. Dr. Eugênio (PSB)
17. Dr. Gimenez (PSD)
18. João Batista (Pros)
19. Valdir Barranco (PT)
20. Dr. João (MDB)
21. Gilberto Cattani (União)
22. Carlos Avallone (PSDB)
Candidatos à Deputado Federal
23. Ulysses Moraes (PTB)
24. Prof. Allan Kardec (PSB)


MATO GROSSO
Governo esclarece fala de Mauro Mendes sobre câmeras em fardas de policiais
A Secretaria de Estado de Comunicação esclareceu a fala do governador Mauro Mendes durante entrevista à rádio CBN, onde ele discutiu a proposta de colocar câmeras nas fardas de policiais. De acordo com o governo, o governador não fez ataques à magistratura estadual ou a qualquer outra categoria, como foi interpretado erroneamente em algumas versões de sua declaração.
Em relação à fala do governador Mauro Mendes na entrevista à rádio CBN sobre câmera nas fardas de policiais, a Secretaria de Estado de Comunicação esclarece que:
O governador Mauro Mendes não atacou a magistratura estadual ou qualquer outra categoria, fato que fica evidente em sua declaração.
Ele falou de forma genérica que casos de erros cometidos por profissionais da segurança podem ocorrer, mas tambem em diversas profissões e na classe política – a qual o próprio governador pertence.
Infelizmente, a frase foi interpretada de forma equivocada, pois circulou uma versão com corte. Segue a íntegra da fala do governador e o vídeo em anexo.
“Quando a gente discute esse negócio das câmeras aí, das fardas, botar câmeras nas fardas policiais. Se nós vamos botar câmeras porque um ou dois policiais, ou um por cento, dois por cento, comete alguma coisa errada, vamos colocar a câmera em todo mundo, para vigiar todo mundo, então tá bom. Vamos colocar a câmera em todos os políticos, em todos os governadores, em todos os prefeitos, em todos os deputados estaduais. Ei, mas tem juiz que também vende sentença, foi flagrado vendendo sentença, desembargador vendendo sentença. Então vamos botar câmera em todos os juízes, em todos os desembargadores. Ei, tem gente do Ministério Público também, então vamos colocar câmera em todo mundo do Ministério Público. Então, existem umas discussões às vezes, que elas são muito atravessadas, né?”
-
MATO GROSSO7 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO3 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO18 horas atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá