Search
Close this search box.
CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Em parceria com a ApexBrasil, Mapa lança estudo sobre mercado de maçãs na Colômbia

Publicados

AGRONEGÓCIO

O estudo de Acesso de Mercado: “Maçãs na Colômbia”, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Apex Brasil e adidos agrícolas, visa apresentar o mercado para maçãs frescas na Colômbia.

O estudo desenvolvido tem como objetivo auxiliar os exportadores brasileiros de maçã no acesso ao mercado colombiano, oferecendo informações sobre preços praticados, exigências fitossanitárias para ingresso do produto, perfil tarifário, principais regulamentos e normas, custo de frete, principais centros de consumo e compradores, logística, comercialização, possíveis contatos com distribuidores e importadores, entre outras coisas.

O material ainda apresenta questões ao produtor questões fitossanitárias que devem ser observadas na condução das lavouras e na pós-colheita dos frutos com potencial de exportação para a Colômbia. Além de permitir uma melhor elaboração da sua oferta, auxilia nas estratégias de promoção e posicionamento do produto no país junto aos diferentes compradores colombianos. 

Apesar da queda registrada no ano de 2019, segundo o estudo, a importação de maçãs está em crescimento no mercado colombiano, com um aumento médio anual de  4,5% entre 2017 e 2021. A maçã brasileira começou a ser exportada para a Colômbia, em 2021, após mais de cinco anos de tratativas entre o Mapa e as autoridades sanitárias do país. A primeira carga embarcada para a Colômbia foi da cultivar Royal Gala, com cerca de 41 toneladas.

Leia Também:  Mapa atualizou o Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos para reduzir perdas

Conforme os dados do documento, entre os principais centros consumidores da Colômbia estão Bogotá, Medellín e Cali, os quais concentram cerca de 60% da população e 75% da atividade comercial. Estima-se que o consumidor colombiano consuma, em média, 1,8 kg de maçã,

O documento faz parte de uma série de estudos sobre mercado. Ao todo, foram selecionados 18 mercados para a elaboração de estudos de novos mercados abertos, que serão lançados ao longo de 2022, com oportunidades de exportação em países como Arábia Saudita, China, Colômbia, Egito, México e Tailândia.

Estudo completo Aqui 

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível

Publicados

em

A expectativa só cresce para um dos momentos mais esperados da 57ª Expoagro de Cuiabá. No sábado, 12 de julho, a arena de shows do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco de uma noite histórica com duas potências do sertanejo feminino: Ana Castela e a dupla Maiara & Maraísa. Juntas, elas prometem agitar o público com uma apresentação memorável que já está entre os destaques da edição deste ano.

Os ingressos estão quase esgotados, e quem quiser garantir presença precisa correr. As entradas podem ser adquiridas online pelos sites www.blackticket.com.br e q2ingressos.com.br, além dos pontos de venda físicos: Prime Eventos (Shopping 3 Américas), Casa de Festas (Pantanal Shopping) e Livraria Janina (Várzea Grande Shopping). Os valores variam entre R$ 70 (meia-entrada ou ingresso solidário) e R$ 500 (inteira no camarote open bar Brahma).

A “noite das patroas” é parte da programação musical da Expoagro 2025, que acontecerá de 11 a 20 de julho. Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a feira contará com dez noites de shows para todos os gostos. Entre os nomes confirmados, estão Léo Santana e Ferrugem (sexta, 18/07), além de Zé Neto & Cristiano e Hugo & Guilherme (sábado, 19/07).

Leia Também:  Produtores da Bahia têm até 15 de janeiro para vacinar contra aftosa

A programação também inclui momentos dedicados à fé. A noite gospel será na segunda-feira, 14 de julho, com Silvani Chaves, Yuri Lima, Banda Voz da Verdade e Arimateia Music. Já o encerramento, no domingo (20), será voltado ao público católico, com apresentações do Padre Adriano Zandoná, Irmã Ana Paula e atrações regionais.

Com exceção dos dias 12, 18 e 19 de julho, a entrada na Expoagro será gratuita. Basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.

A 57ª edição da Expoagro é fruto da parceria entre o Sindicato Rural de Cuiabá e a Ditado Produções, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (ALMT), Famato, Fiemt e Fecomércio. Um evento que promete reunir música, solidariedade e tradição em uma das maiores festas do estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA