Eleições 2022
Centenas de mulheres da baixada cuiabana se unem em favor do Juca do Guaraná
MATO GROSSO
Centenas de mulheres de várias cidades da baixada cuiabana se reuniram nesta sexta-feira (2), em Cuiabá, e abraçaram a campanha do candidato Juca do Guaraná Filho (MDB), que busca uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Durante o encontro, representes do movimento feminino, lideranças comunitárias, religiosas e apoiadoras trouxeram propostas e ideias que fortalecem as politicas públicas em favor das mulheres.
Amabila Camargo, esposa do candidato Juca do Guaraná Filho, comemorou o sucesso da reunião e garantiu o compromisso do emedebista em ações que vêm de encontro com as necessidades das mulheres, principalmente no social. “Aqui estão centenas de mulheres que acreditam no Juca, que estão dando um voto de confiança. E tenho certeza que, pela trajetória e luta do Juca em favor das mulheres, nenhuma de nos vai ficar pras trás.
Entraremos sim, com Juca na Assembleia Legislativa, e vamos lutar para dar espaço as politicas públicas em favor de todas nós mulheres, principalmente nas ações sociais”, destacou Amabila Camargo, que idealizou voluntariamente o projeto Boa Ação é Doação, na Câmara de Cuiabá, que distribuiu mais de 10 mil cestas básicas, durante a pandemia.

A professora e secretária-adjunta de Direitos Humanos de Cuiabá, Christiany Fonseca, destacou o compromisso do Juca do Guaraná com as mulheres, citando como exemplo a criação histórica da Sala de Amamentação no Legislativo Municipal, criada na gestão atual. “Juca sempre deu espaço as mulheres. A Sala de Amamentação criada na Câmara de Cuiabá é exemplo de cuidado e humanização, com as mães. Um espaço tão simples mas que poucos tiveram a iniciativa. A Câmara saiu na frente e abraçou o projeto que é referencia hoje em outros municípios. Juca fez por Cuiabá e vai fazer mais pelas mulheres de Mato Grosso. Nele eu confio”, disse a atuante Adjunta dos Direitos Humanos.
A presidente do MDB Mulher Estadual Singlair de Musis também garantiu apoio ao candidato Juca do Guaraná na disputa eleitoral. “Juca tem meu apoio e do partido também. Sempre atento as causas femininas, Juca demonstrou seu compromisso com as mulheres como vereador e presidente do Legislativo Municipal. Mato Grosso precisa de Juca na Assembleia Legislativa”, disse durante o encontro.
Juca do Guaraná Filho falou sobre suas ações em favor das mulheres e garantiu compromisso as eleitoras. “Como é bom ver centenas de mulheres empoderadas reunidas aqui. Meu compromisso é com vocês [mulheres]. Fizemos e vamos fazer ainda mais pelas mulheres do nosso estado. A criação de sala de amamentação em espaços públicos de Mato Grosso será uma realidade. Iremos ser a mão protetora do estado nas famílias que vivem, infelizmente, em situação de pobreza em Mato Grosso. Vamos trabalhar para criar projetos que garantem o pão de cada dia na mesa, empregos e rendas. No ano que vem [2023] vocês mulheres entraram junto comigo na Assembleia Legislativa e juntos vamos construir politicas públicas em favor de todas”, garantiu Juca.
Juca do Guaraná Filho é candidato a deputado Estadual pelo MDB, para elegê-lo vote, no dia 02 de outubro, 15555.

Fonte: Eleições 2022


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO4 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
ARTIGOS3 dias atrás
Impactos da LGPD nas relações de trabalho e empresariais
-
MATO GROSSO19 horas atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica