Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Setembro Amarelo é um convite para o despertar da sensibilidade e da percepção

Publicados

CUIABÁ

Chamar a atenção para os primeiros sintomas de sofrimento envolvendo a saúde mental das pessoas. Este é o foco do Setembro Amarelo. E, nesse contexto, o lema “prevenir é melhor que remediar”, faz toda a diferença. Significa ter sensibilidade com o outro, sensibilidade para notar a necessidade de uma intervenção e ajuda. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, com profissionais da Atenção Básica e da Atenção Secundária, desenvolverá ações durante o mês em diversas unidades de atendimento.

A programação envolverá os Caps e UPAs de diferentes bairros da Capital. Serão rodas de conversas, orientações com a equipe de Residência Médica em Psiquiatria, panfletagem, atividade ao ar livre. No dia 30, encerrando a programação do Setembro Amarelo, a atividade será no Horto Florestal.

“O ideal seria que as pessoas que estão passando por momentos de crise buscassem ajuda, um acompanhamento com psicólogo. O apoio da família e dos amigos é sempre muito importante, mas nem sempre essas pessoas conseguem perceber, daí a necessidade de um profissional. Quem pensa em suicídio, na maioria das vezes, não busca ajuda. Por isso, cada um de nós pode fazer a diferença se despertarmos essa percepção”, explicou Darci Bezerra, coordenadora Técnica de Saúde Mental na Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde.

A orientação é de que não seja menosprezado qualquer sintoma em relação à saúde mental. O atendimento e acompanhamentos, conforme a gravidade da situação, podem ser realizados por meio dos Caps em Cuiabá, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas, Centro de Especialidades Médicas (CEM).

O CAPS é um serviço aberto e comunitário do SUS, dispõe de cuidados especializados para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. O trabalho de acolhimento nesses locais acontece de segunda-feira à quinta-feira, sem necessidade de agendamento.

Leia Também:  Em indicações, Rogério Varanda pede Operação tapa-buraco e faixa elevada

O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar que irá acompanhar o paciente durante a crise até que seu quadro se estabilize, ofertando grupos terapêuticos, atendimento individual, busca ativa, apoio e orientação familiar.

O CAPS é um serviço transitório (temporário) que trata especialmente dos casos graves de transtorno mental. Após o tratamento, quando o paciente se mostra estabilizado, o mesmo é encaminhado para as unidades básicas de saúde de sua abrangência para então ser regulado para o serviço ambulatorial de psiquiatria. 

Também está disponível na Unidade de Práticas Integrativas e Complementares (URPICS), no Horto Florestal, em Cuiabá, atendimento em auriculoterapia, yoga, reiki, florais, microfisioterapia, Body Talk e roda de terapia integrada.

Portanto, ao notar qualquer sinal de sofrimento mental como alterações graves no sono ou no apetite, medo ou desconfiança dos outros, mudanças grandes e rápidas nos sentimentos (alegria/tristeza) ou nos níveis de energia (animado/agitado/acelerado/desanimado), ansiedade, entre outros, busque ajuda.

“Sabemos que cuidar da saúde mental é uma ação a ser realizada de Janeiro a Janeiro, porém o mês Setembro Amarelo é um mês estratégico e que alerta toda a população sobre a importância do cuidado com sua saúde mental”, destacou Sandra Pinto de Moraes,  Responsável Técnica de Saúde Mental da Atenção Básica.

A proposta é que as equipes de estratégia de saúde da família ESF/UBS, desenvolvam suas ações de educação em saúde, orientando a população sobre sinais de alerta de comportamento suicida, realizando palestra, blitz educativa, orientações nas salas de espera, caminhadas,  entre outras ações.

Leia Também:  Servidores participam do 1º Workshop sobre a importância de Preservação de Áreas Públicas de Cuiabá

Programação

12/09 – Palestra “Vamos falar de Ansiedade?”, na USF Dr. Fábio I e II, com a colaboração de estudantes de enfermagem da UFMT.

14/09 –Roda de Conversa na sala de espera da UPA Verdão, com profissionais do CapsII .

16/09 –– Atividade conjunta com comunidade usuária/SUS e servidores– Trilha na URPICS: Ação conjunta dos serviços junto à comunidade da região norte.  Ação do CAPS I CPA IV/Atenção Básica/CTSM/Unidade de Práticas Integrativas e Complementares (URPICS).

 19/09 – Orientações e prevenção na “Campanha do Setembro Amarelo” com a equipe de Residência Médica em Psiquiatria na sede da SMS, aos servidores da sede, promovida pela Atenção Básica, Atenção Secundária e SESMT.

21/09 – Participação, a convite da Secretaria de Estado de Segurança Pública,  no evento sobre a temática “Conscientização e cuidando da saúde mental, bem como a prevenção ao suicídio”, promovido aos servidores da SESP.

22/09 – Panfletagem na Praça 08 de Abril (em frente ao Chopão), com o Caps II AD ADOLESCER.

23/09 – Matriciamento e panfletagem nas Unidades Básicas de Saúde no território – região norte, voltados aos profissionais da Rede de Atenção à Saúde. Uma iniciativa do  Caps I, do CPA IV.

28/09 – Encontro de promoção da vida e prevenção do suicídio na USF Areão, com orientações, auriculterapia e chá com bolo solidário. Equipe local e acadêmicos de Medicina da UFMT.

 28/09 –Piquenique no Parque das Águas e atividades ao ar livre, com o Caps II.

30/09 – Ação ampliada com as equipes da CTSM/URPICS/ATENÇÃO SECUNDÁRIA/ATENÇÃO BÁSICA no Horto Florestal

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sargento Vidal reforça convite à população para a 21ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+
Continue lendo
BRASIL1 dia atrás

Itaipava inova criando Pack Responsável e distribui latas 0% álcool no Carnaval estimulando consumo responsável

MATO GROSSO1 dia atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

MATO GROSSO1 dia atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

MATO GROSSO1 dia atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

MATO GROSSO1 dia atrás

Chapada FeijoFolia 2026 impulsiona economia e deve movimentar quase R$ 1,8 milhão no Carnaval em Chapada dos Guimarães

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

MATO GROSSO1 dia atrás

Itaipava transforma aviso legal em alerta contra o assédio e propõe novo padrão de comunicação no mercado cervejeiroDurante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor, a mensagem “Beba com moderação” acabou se tornando invisível aos olhos do público. A partir desse diagnóstico e amparada por uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a marca para esse 2026, a Itaipava decidiu ressignificar esse espaço para chamar atenção a um problema urgente da sociedade brasileira: o assédio, especialmente intensificado durante o Carnaval. Criada pela WMcCANN, a iniciativa transforma o aviso legal em um alerta direto e impossível de ignorar e dá início a um movimento com a nova assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria”, colocando o combate ao assédio como prioridade em sua comunicação. Os dados que embasam a iniciativa fazem parte de uma parceria da Itaipava com o Instituto Locomotiva e evidenciam a dimensão do problema: 79% das brasileiras afirmam temer sofrer assédio no Carnaval e 5 em cada 10 mulheres já passaram por situações de assédio durante a festa. As informações integram as peças da campanha de Carnaval da marca e reforçam a urgência do tema, validando seu compromisso social ao integrar o “Não Se Cale”, pacto assinado pelo Grupo Petrópolis no lançamento do movimento, em 2024. “Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis. “A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN. Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os dados da pesquisa revelam um cenário preocupante e reforçam como o assédio ainda faz parte da realidade de muitas mulheres durante o Carnaval. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica. A ação se desdobra em uma estratégia de comunicação integrada que leva a mensagem para as ruas, redes sociais e plataformas digitais. O movimento inclui a aplicação da nova assinatura na veiculação de filme, peças em DOOH e materiais promocionais, com ampla presença em regiões de alta concentração de blocos e festividades carnavalescas. A estratégia busca amplitude e mobilização, incentivando o engajamento de parceiros e consumidores para que a mensagem se perpetue além do Carnaval. Pacto Ninguém se Cala O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a assinar o Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho de combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as ações adotadas, a empresa tem conscientizado clientes, fornecedores, promotores de eventos e colaboradores a respeito do tema, dentro da estratégia do seu programa de consumo consciente, o Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” no aviso legal das embalagens de cerveja é mais uma ação adotada nesse sentido. SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks, Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; o energético TNT Energy; os refrigerantes It! e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 130 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Em 2017, o Grupo criou o programa de consumo consciente Saber Beber, que orienta consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Durante décadas, o texto legal das campanhas de cerveja cumpriu uma função obrigatória. Presente em todas as peças do setor,...

MATO GROSSO1 dia atrás

Projeto destina doações em apoio às crianças com câncer em MT

A Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) será beneficiada com as arrecadações do projeto Troco...

MATO GROSSO1 dia atrás

Escola bilíngue de Sorriso tem denúncia rejeitada pelo MP

O Ministério Público de Mato Grosso determinou o arquivamento da notícia de fato instaurada a partir de denúncia apresentada pela...

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA