Eleições 2022
Gestão de Gilberto Figueiredo investiu mais de R$ 150 milhões em saúde na região do Araguaia
MATO GROSSO
Macrorregião Leste de Mato Grosso é composta por 30 municípios, incluindo Confresa, que já tem assegurado o aporte de mais de R$ 100 milhões para construção do Hospital Regional do Araguaia
Na gestão do ex-secretário e agora candidato a deputado estadual, Gilberto Figueiredo (UB), a Saúde do Estado repassou mais de R$ 159 milhões em recursos efetuados entre 2019 e 2022 aos municípios da macrorregião Leste de Mato Grosso.
A macrorregião Leste, composta por 30 municípios das regiões Araguaia Xingu, Garças Araguaia, Médio Araguaia e Norte Araguaia Karajá, tem assegurado aporte de mais de R$ 160 milhões previstos para serem aplicados no custeio de serviços e na execução de obras, dentre elas, a construção do Hospital Regional do Araguaia, em Confresa.

O município de Confresa (1.160 km de Cuiabá), onde já está sendo construído o Hospital Regional, estimado em R$ 109 milhões com aplicações em andamento, recebeu o maior aporte. Além do Hospital, houve também a disponibilização de duas ambulâncias para o município, no valor de R$ 290 mil, e o cofinanciamento de R$ 300 mil para manutenção e qualificação da Atenção Básica da cidade.
Gilberto lembra do processo de idealização para a construção da nova unidade regional no município; das dificuldades da população em dispor de assistência à saúde na região e garante que o Hospital trará a expansão pretendida. “Esse hospital configura uma necessidade primordial para atendimento e assistência em saúde para toda aquela região. Foi uma enorme satisfação quando levei ao governador Mauro Mendes a iniciativa para construção desse hospital. Ele aprovou e nós desenvolvemos o projeto de um grande Hospital do Araguaia”, afirma.
“Aquela região era um vazio assistencial e ainda possui diversos problemas, até que possamos concluir esse Hospital. Os pacientes daquela região precisavam se deslocar 1.000, 1.500 quilômetros para encontrar o primeiro hospital com assistência”, completa.
O ex-secretário também ressalta a importância da escolha estratégica de Confresa para receber a construção, que irá promover um expressivo salto na qualidade e na eficiência da saúde pública, melhorando a qualidade de vida da população. “A escolha de Confresa foi porque é o município mais desenvolvido da região, tem serviços complementares na área da saúde, tem estrutura na área de telecomunicação e reune as melhores condições para ali se instalar o Hospital, por isso decidimos que a construção seria ali”, explica.
O Hospital Regional do Araguaia, projetado pela SES-MT, conta com um cronograma de aproximadamente 22 meses de execução, com entrega prevista para 2024. A unidade será referência para sete municípios da região e contará com um total de 151 leitos, sendo 111 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI.
Fonte: Eleições 2022


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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