Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo realiza consulta pública sobre agenda estratégica digital de MT

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Planejamento e Gestão realiza, entre os dias 28 de outubro e 7 de novembro, a 1º Consulta Pública sobre a Agenda Estratégica Digital de Mato Grosso. A ação visa colher a opinião da população mato-grossense sobre as propostas constantes na estratégia digital do Estado.

A Agenda Estratégica Digital de Mato Grosso (AED-MT) será um instrumento de planejamento voltado a estabelecer as prioridades para implantação do governo digital no âmbito da administração pública estadual até 2027. Ela é uma importante articulação de governo que está sendo desenhada de forma participativa e prevê uma nova forma de relacionamento com a população por meio de ambientes e soluções digitais.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, durante a consulta pública o cidadão terá oportunidade de conhecer os objetivos da agenda e colaborar com sua construção. “Nosso objetivo é tornar as políticas públicas mais eficientes e econômicas com o uso de tecnologias, e a estratégia digital visa ampliar as possibilidades de participação social e de construção de políticas de governo digital”.

Leia Também:  Esquema de lavagem de dinheiro do tráfico envolveu diretor e presos de cadeia com pagamento de propinas

A Agenda Estratégica Digital está dividida em cinco eixos: Usuários Digitais, Serviços Públicos Digitais, Cultura Pública Digital, Plataforma de Governo Digital e Dados. Durante a consulta pública serão apresentados os objetivos que o Governo pretende alcançar em cada eixo e o cidadão poderá dar sua opinião sobre o que a administração pública deve fazer para alcançar essas metas.

O acesso à consulta pública será exclusivamente online, no site da Seplag, proporcionando que toda população participe e dê sua opinião. As contribuições recebidas serão analisadas, priorizadas e compiladas pelos técnicos para compor o documento que futuramente se transformará em decreto governamental. A previsão é que esta normativa seja publicada até o fim do ano.

A governança digital é definida como a utilização pelo setor público de recursos de tecnologia da informação e comunicação com o objetivo de melhorar a disponibilização de informação e a prestação de serviços públicos, incentivar a participação da sociedade no processo de tomada de decisão e aprimorar os níveis de responsabilidade, transparência e efetividade do governo.

Ela tem como objetivo gerar benefícios para a sociedade mediante o uso da informação e dos recursos de tecnologia da informação e comunicação na prestação de serviços públicos, estimular a participação da sociedade na formulação, na implementação, no monitoramento e na avaliação das políticas públicas e dos serviços públicos disponibilizados em meio digital, e assegurar a obtenção de informações pela sociedade, observadas as restrições legais.

Leia Também:  Ação integrada apreende 115 tabletes de pasta base de cocaína; drogas são avaliadas em R$ 2 milhões

Para o Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão, a consulta pública é fundamental para criar uma agenda participativa, transparente e abrangente, que contribuirá sobremaneira com a melhoria da prestação de serviços públicos e formação de uma sociedade mato-grossense mais conectada.

“Essa consulta é mais um mecanismo que utilizaremos para ouvir e dialogar com o cidadão, e assim, construir e elaborar a estratégia de governança digital do Estado de acordo com as necessidades da população”, finalizou.

Para acessar a consulta pública clique AQUI.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Polícia realiza operação em garimpo e apreende máquinas adquiridas por meio de golpe

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA