MATO GROSSO
Casal de adolescentes é “preso” após morte de bebê de dois meses; suspeita de maus-tratos
MATO GROSSO
Um casal de adolescentes, mãe e padrasto de um bebê de dois meses, foi internado após a morte da criança. A suspeita é de maus tratos. A internação provisória foi determinada pela Delegacia Especializada da Mulher, Criança e Idoso de Sinop (500km de Cuiabá). O bebê morreu no último dia 15 de novembro. Com as suspeitas, os adolescentes passaram a receber ameaças de morte pelas redes sociais, inclusive por uma facção criminosa.
Segundo informações da Polícia Judiciária Civil (PJC), no último dia 11 de novembro uma conselheira tutelar do município procurou a central de flagrantes da Polícia Civil e relatou que a criança, de dois meses, havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento do município, com sinais de supostos maus-tratos. O bebê foi transferido para uma unidade de terapia intensiva pediátrica, em um hospital de Tangará da Serra, mas morreu no dia 15 de novembro.
A delegacia especializada de Sinop abriu inquérito para apurar as circunstâncias da morte da criança. Segundo as informações dos relatórios médicos de atendimento, bem como a declaração da certidão de óbito da criança, a causa da morte seria os maus-tratos, em tese, praticados pelos adolescentes.
Com a suspeita e também as ameaças de morte contra o casal, a delegada Renata Evangelista representou pela internação da mãe da vítima, de 16 anos, e de seu companheiro, padrasto do bebê. A delegada enfatizou haver indícios contundentes de que a criança pode ter sido vítima de agressões que acarretaram sua morte.
“A autoria está sendo investigada, por meio de diligências, e a internação provisória é uma medida de natureza cautelar, que serve principalmente para resguardar a segurança dos adolescentes supostamente envolvidos, que estão sendo ameaçados de morte”, explicou Renata Evangelista.
O Ministério Público e o Poder Judiciário acataram o pedido de internação provisória. Os mandados foram cumpridos nesta sexta-feira (18). O laudo da perícia da Politec-MT sobre a causa da morte será entregue nos próximos dias. As investigações continuam.
FONTE/ REPOST: OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.