Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sedec cadastra artesãos em Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) cadastrou 26 artesãos de Vila Bela da Santíssima Trindade no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). A ação está inserida na programação da Sedec durante a mudança simbólica do governo estadaul para o município, que segue neste sábado (19), data em que se comemora oficialmente os 254 anos do município.
Os artesãos do município estão expondo seus trabalhos durante a celebração, em um estande na praça principal, onde estão concentradas as festividades.

Com o cadastro, os profissionais receberão a carteirinha do artesão, que é gratuita e possibilita diversos benefícios como a regularização da profissão, isenção de emissão de nota fiscal de venda, aposentadoria junto ao INSS, seguridade em caso de acidente, acesso a crédito bancário e participação em feiras, entre outros.

Até então o município contava com apenas quatro artesãos cadastrados no programa. “Recebemos da prefeitura a informação de que em Vila Bela existiam muitos artesãos não cadastrados, por isso incorporamos esta ação na nossa programação, na cidade, e pudemos conhecer de perto o potencial em artesanato que o munícipio possui, que vai muito além da tradicional bebida artesanal Canjinjin”, explicou o secretário adjunto de Empreendedorismo da Sedec, Leopoldo Mendonça.

Leia Também:  VÍDEO: Duas Motos bateram de frente e pegaram fogo, em Barra do Garças. Um delas puxava uma carretinha com botijões de gás. Nenhum dos condutores ficou ferido. Porém, as motos foram destruídas pelas chamas.

Trabalhando com artesanato em argila em Vila Bela há 15 anos, a artesã Ivany da Cruz não sabia da existência do cadastro e não perdeu a oportunidade de se inscrever. “Gostei de saber que por meio do programa posso participar de feiras de artesanato e expor meu trabalho no país inteiro”.

A artesã e coordenadora de artesanato da comunidade indígena dos Chiquitanos, Feliciana Maconho Paz, produz acessórios como bolsas e bijuterias com sementes, coco e folhas de bananeira. Ela conta que na comunidade existem cerca de 150 famílias e que a maioria vive do artesanato. “Nosso artesanato é muito rico, com peças produzidas com materiais da terra e queremos muito levar isso para fora de Vila Bela, para que todos possam conhecer”.
Com o cadastro realizado os artesãos receberão a carteirinha em casa, via Correios, nas próximas semanas.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo

Publicados

em

Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).

O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.

Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.

“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Leia Também:  VÍDEO: Duas Motos bateram de frente e pegaram fogo, em Barra do Garças. Um delas puxava uma carretinha com botijões de gás. Nenhum dos condutores ficou ferido. Porém, as motos foram destruídas pelas chamas.

O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.

CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO

CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)

Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)

Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)

Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)

Leia Também:  Casal é assassinado com 50 facadas; ex de vítima é suspeito

CARD PRINCIPAL

Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)

Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)

Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)

Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)

Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA