MATO GROSSO
Conecta Jovem: professor fala sobre influência de games no desenvolvimento dos jovens
MATO GROSSO
O mundo dos games é o tema deste sexto episódio do podcast “Conecta Jovem”, promovido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo de Mato Grosso (SECOM-MT). O apresentador Léo Oliveira conversou com o professor e desenvolvedor de Games, Lucas Sardinha, sobre o assunto, tendo em vista a influência dos jogos no desenvolvimento dos jovens.
“Existem inúmeras vantagens dos games na vida do jovem. O Minecraft, por exemplo, é uma ferramenta útil que contribui para a educação de forma divertida. Porém, tudo que é demais faz mal. Os pais precisam ficar alertas para as mudanças comportamentais dos filhos. Jogos têm classificação indicativa e, por isso, é muito importante tomar cuidado com o tempo e a exposição do conteúdo acessado”, avalia Sardinha.
Atualmente, o mercado de games é maior que o do cinema e da música juntos. “É um mercado gigantesco, que movimenta US$ 160 bilhões. Tem espaço para quem consome, para quem cria e para quem quer influenciar pessoas”, ressalta o professor.
O bate papo contou ainda com a participação de Ricardo Moreira, coordenador do EAD Seciteci, e Klauss César, diretor de arte e desenvolvedor de games, que falaram sobre a evolução dos games, gráficos e os torneios de robótica regionais e nacionais que Mato Grosso tem participado.
Acesse a entrevista completa pelos links do Youtube e Spotify.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.