Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Rosana Martinelli diz que após diplomação de Lula e decisões do TSE, não há mais o que fazer: “assunto encerrado”

Publicados

MATO GROSSO

A suplente do senador Wellington Fagundes (PL), ex-prefeita de Sinop Rosana Martinelli (PL), se mostrou conformada com a eleição de Lula (PT) à Presidência da República. Depois de ter participado das manifestações contrárias ao resultado das urnas, Rosana afirmou, na tarde desta quinta-feira (15), que depois da diplomação do petista e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não ter acatado pedido do Partido Liberal, “encerra-se o assunto”.

Rosana chegou a participar de diversas manifestações em Sinop (500km de Cuiabá), e inclusive apareceu, em um vídeo, ao lado de um dos suspeitos de ataques aos caminhões na BR-163, o produtor rural Olair Correia, 41, conhecido como ‘Balalu’. No vídeo em que aparece com Rosana, Correia pede doações em dinheiro para manter a manifestação. Além dela, também aparece nas imagens o vereador Elbio Volkweis (Patriota). A informação foi divulgada pelo Uol. Ao site, na época, Rosana afirmou que sempre apoiou “manifestações pacíficas e ordeiras”, mas não o bloqueio de rodovias federais.

A ex-prefeita afirmou que as manifestações continuam na cidade, mas de forma mais “calma”. Também afirmou que não está mais acompanhando e, que depois das manifestações do presidente Jair Bolsonaro (PL), parou de acompanhar o movimento.

Leia Também:  Terça-feira (29): Mato Grosso registra 725.625 casos e 14.864 óbitos por Covid-19

“Desde o início das manifestações nós estamos aguardando um posicionamento do nosso presidente. O povo fez a parte dele, esteve atuando, esteve dando apoio para o nosso presidente Bolsonaro. Só que nós também temos nossas limitações. Nós contribuímos e apoiamos, e estávamos esperando. E até o momento não aconteceu. Então o povo aguarda… sempre fui a favor de manifestação pacífica, com direito à liberdade de expressão, não concordo de maneira nenhuma com qualquer tipo de vandalismo. Só que a partir do momento que ele foi também diplomado, e o TSE concluindo, acredito que praticamente está encerrado todas essas manifestações”, declarou.

Sobre o pedido do PL para que o TSE averiguasse uma denúncia em relação às urnas eletrônicas, Rosana afirmou que é necessário ter provas. “A equipe encaminhou a investigação. O TSE não acatou, então hoje o TSE está sendo soberano, julgou, mas o partido fez o que tinha que ser feito. Acho que tem que ser sanadas as dúvidas. Enquanto há dúvidas tem qualquer resquício… a partir do momento que a auditoria apontou e não foi acatado, acho que encerra-se o assunto”, concluiu.

Leia Também:  Secel prepara Arena Pantanal para receber primeiro jogo do Brasileirão 2023 em MT

OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Mato Grosso será beneficiado em acordo entre Brasil e Bolívia

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA