Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

TV Brasil e Rádios da EBC apresentam programação especial natalina

Publicados

BRASIL

A magia do Natal tem lugar garantido na TV Brasil e nas rádios MEC e Nacional, com atrações especiais para todas as idades. Ao longo do sábado (24) e do domingo (25), a programação natalina ganha janela nas emissoras públicas com produções temáticas inéditas que emocionam toda a família. 

Programação especial na TV Brasil

TV Brasil exibe a animação TV Brasil exibe a animação

TV Brasil exibe a animação Sandman e a Busca pelo Sonho PerdidoDivulgação/TV Brasil

Na TV Brasil, o longa-metragem de animação Sandman e a Busca pelo Sonho Perdido abre a série de atrações da grade especial às 16h, na Sessão Família. O filme conta as aventuras passadas em Somnia, uma terra próxima à Lua onde os sonhos ainda vivem quando se está acordado. Lá é também a casa do garoto Sandman, que fantasia noite após noite. Mas Somnia está em perigo e, após esta aventura, ninguém jamais duvidará de como os sonhos de um menino podem ser poderosos.

Às 17h30, a programação temática do canal segue com O Show da Luna Especial de Natal. A série infantil acompanha as aventuras de uma esperta garota de 6 anos que ama ciências e acredita que a Terra é um enorme laboratório em que ela pode descobrir curiosidades e aprender com as atividades que faz na rotina. 

No início da noite, a emoção aumenta na TV Brasil com a tradicional Missa do Galo, às 18h. Comandada pelo arcebispo dom Orani Tempesta, a celebração será transmitida ao vivo, direto da Catedral Metropolitana de São Sebastião, na cidade do Rio de Janeiro.

A Caixa Magica de Natal, por Divulgação / Governo do Estado do Amazonas A Caixa Magica de Natal, por Divulgação / Governo do Estado do Amazonas

Espetáculo A Caixa Mágica de Natal, gravado pela TV Encontro das Águas Divulgação/Governo do Estado do Amazonas

Em seguida, às 21h, o destaque é o premiado espetáculo A Caixa Mágica do Natal, gravado este mês pela emissora parceira TV Encontro das Águas. Embalado por uma trilha sonora com clássicos da data e referências pop, a montagem faz uma viagem lúdica pelo universo natalino ao contar a história de uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal. 

Na sequência, a emissora pública leva ao ar o animado show do grupo niteroiense Bloody Mary, às 22h30. Os artistas prepararam uma seleção especial de músicas para a data, com repertório que inclui Jingle Bells, Jingle Bells Rock, Halleluya, X-Mas (John Lennon) e Silent Night, todas com uma pegada pop rock. A apresentação faz parte do tradicional festejo natalino de Niterói, no Rio de Janeiro, o Natal na Rua, e foi gravada em frente à fachada do Teatro Municipal da cidade.

Para fechar a série de atrações temáticas da véspera de Natal na TV Brasil, às 23h, o icônico espetáculo O Quebra-Nozes traz a Companhia Brasileira de Ballet em uma combinação de dança e dramaturgia. Considerado um dos musicais mais encenados no mundo, o balé é fruto do encontro do célebre conto de Alexandre Dumas com a música de Tchaikovsky. 

O Quebra Nozes, por Divulgação / TV Brasil O Quebra Nozes, por Divulgação / TV Brasil

O tradicional balé O Quebra-NozesDivulgação/TV Brasil

No domingo de Natal, o programa Canto e Sabor do Brasil exibe, às 11h, uma edição especial com dois grandes nomes da música brasileira, Fagner e Renato Teixeira. Durante o episódio, que tem duas horas de duração, os artistas se juntam para tocar música boa, contar causos e desfrutar de um delicioso almoço natalino preparado pelo apresentador Paulinho Del Ribeiro no velho fogão a lenha.    

Leia Também:  PF investiga crimes contra a ANTT praticados por servidores

A partir das 14h, o público vai conferir a maratona de sucessos do cinema estrelados por Roberto Carlos. O longa Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (1970) é a primeira atração da série de produções da sétima arte protagonizadas pelo Rei. Depois, vão ao ar, às 16h, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, de 1968, e Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora, de 1971, que fecha a trilogia às 18h.

No Festival de Cinema, às 22h30, o filme A Bela e a Fera conta a trama de um uma família falida que se muda para o campo e Bela, a filha mais jovem, parece ser a única entusiasmada com a vida rural. Certo dia, o pai arranca uma rosa do jardim de um palácio encantado e acaba condenado à morte pelo dono do castelo, um monstro. Para salvar a vida do pai, Bela vai viver com o estranho ser. Lá ela encontra uma vida cheia de luxo, magia e tristeza e, aos poucos, descobre mais sobre o passado da fera, que se sente cada vez mais atraída pela jovem moça.

Encerra a programação temática na TV Brasil o espetáculo inédito Candlelight, apresentado no programa Partituras, à 00h30. Iluminado por milhares de velas, o Quar​teto de Cordas Ornamentus executa um repertório natalino com clássicos que vão do Jingle Bells em versão rock’n’roll até Hallelujah, de Leonard Cohen. Realizados em mais de 100 cidades ao redor do mundo, os concertos Candlelight são conhecidos por democratizar o acesso à música clássica.

Rádios

Para celebrar o Natal, as rádios MEC e Nacional prepararam programas temáticos com seleções especiais de músicas. Ao longo de todo o fim de semana, os ouvintes podem entrar no clima natalino já pela manhã.

No Spotify, a MEC veicula uma playlist especial de Natal, com clássicos da data. Nas ondas da rádio, as atrações da emissora levam ao ar obras musicais para embalar a trilha sonora dos festejos desde as 6h de sábado, com o programa Áurea Música. Depois, seguem as edições temáticas dos programas Manhã MEC FM (7h), Oratórios de Natal (13h), Caderno de Música (14h30), Concertos Osesp (15h), Plateia (17h), Roda de Choro (18h), Especiais Rádio MEC O Messias (19h), Especiais Rádio MEC – Seleções de músicas natalinas de álbuns lançados com a temática do Natal (21h), Claquete (22h) e Alma Blues (23h).

A partir da meia-noite de domingo, a MEC exibe os programas especiais em homenagem à efeméride: Jazz Livre! (0h), Oratório de Natal de Bach (1h), Caderno de Música (4h), Áurea Música (6h), Som Infinito (7h), Especial de Natal O Quebra-Nozes (8h), Oratórios de Natal (13h), Caderno de Música – Pastorais de Handel, Gottfried Finger e André Jolivet (14h30), Ópera Completa – The House without a Christmas Tree de Ricky Ian Gordon (15h), Claquete (18h), Música e Músicos do Brasil (19h) e Bossamoderna (22h).

Leia Também:  Trabalhadores encerram greve na Avibras e pedem estatização da empresa

Já a Rádio Nacional transmite no sábado, às 14h, uma edição especial de fim de ano do programa Hora do Ouvinte, com as músicas mais pedidas pelo público ao longo de 2022. No domingo, a celebração tem início às 5h, com o Canto e Sabor do Brasil de Natal, que conta com a participação dos músicos Fagner e Renato Teixeira. À tarde, às 12h, vai ao ar uma seleção temática de músicas natalinas para todas as idades.

Serviço TV Brasil

Sessão Família Sandman e a Busca pelo Sonho Perdido – sábado, dia 24/12, às 16h, na TV Brasil
O Show da Luna Especial de Natal – sábado, dia 24/12, às 17h30, na TV Brasil
Missa do Galo – sábado, dia 24/12, às 18h, na TV Brasil
A Caixa Mágica – sábado, dia 24/12, às 21h, na TV Brasil
Especial Blues Bloody Mary – sábado, dia 24/12, às 22h30, na TV Brasil
Especial O Quebra-Nozes – sábado, dia 24/12, às 23h, na TV Brasil 
Canto e Sabor do Brasil Especial de Natal – domingo, dia 25/12, às 11h, na TV Brasil 
Cine Retrô Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa – domingo, dia 25/12, às 14h, na TV Brasil
Cine Nacional Roberto Carlos em Ritmo de Aventura – domingo, dia 25/12, às 16h, na TV Brasil
Cine Retrô Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora – domingo, dia 25/12, às 18h, na TV Brasil
Festival de Cinema A Bela e a Fera – domingo, dia 25/12, às 22h30, na TV Brasil
Partituras Candlelight – domingo, dia 25/12, à 00h30, na TV Brasil

Serviço Rádio MEC

Programação especial natalina – ao longo de sábado, dia 24/12, e domingo, dia 25/12, na Rádio MEC

Serviço Rádio Nacional

Hora do Ouvinte – sábado, dia 24/12, às 14h, na Rádio Nacional
Canto e Sabor do Brasil Especial – domingo, dia 25/12, às 5h, na Rádio Nacional
Especial Musical – domingo, dia 25/12, às 12h, na Rádio Nacional

TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site: https://tvbrasil.ebc.com.br
WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv
Instagram: https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/tvbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter: https://twitter.com/TVBrasil
TikTok: https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Saiba como sintonizar a TV Brasil
https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp: (61) 99674-1536

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celular – App Rádios EBC para Android e iOS

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Polícia Federal prende ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Rio: Secretaria de Educação investiga assédio de professores a alunas

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA