MATO GROSSO
Centro Estadual de Cidadania realizou mais de 130 mil atendimentos em 2022
MATO GROSSO
O Centro Estadual de Cidadania em Várzea Grande, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), realizou 132.772 atendimentos aos moradores da cidade, em 2022, nos mais diversos serviços públicos.
Em funcionamento desde 2017, o CEC oferta serviços do Detran; da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz); do órgão de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon); do Sistema Nacional de Emprengo de Mato Grosso (Sine-MT); e da própria Setasc-MT, que são relacionados aos programas sociais de assistência às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, e de ações de Cidadania e de vacinação, serviço este executado pela secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, até este ano.
O Detran foi o órgão com maior quantidade de atendimentos, 78.269 no total; a Setasc realizou 32.537 atendimentos; o Sine com 13.293; a Sefaz teve 6.454 e o Procon com 2.219 registros.
Em 2020, o CEC registrou 74.266 atendimentos e em 2021 foram 77.660. O Centro Estadual de Cidadania funciona dentro do Shopping de Várzea Grande, de segunda a sexta-feira.
De acordo com a secretária adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Rosineide Porcionato da Silva, o aumento de atendimentos em 2022 é o reflexo do controle maior da pandemia da Covid-19. “O Centro Estadual de Cidadania tem se mostrado necessário aos moradores de Várzea Grande, portanto, para o próximo ano a Setasc vai buscar mais parcerias para ofertar o maior número possível de serviços públicos concentrados em um só espaço, sempre primando pelo bom atendimento aos usuários que por ali passam”, destacou.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.