MATO GROSSO
Secretário diz que equipamentos subtraídos irão prejudicar atendimentos na Saúde de Cuiabá: “vidas irão perecer”
MATO GROSSO
No retorno dos servidores ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, na manhã deste sábado (7), o secretário de Ordem Pública do município, Leovaldo Sales afirmou que os computadores e documentos subtraídos pela equipe de intervenção comprometem o atendimento e prejudicam, principalmente, os pacientes do interior de Mato Grosso. Segundo o gestor, foram levados pelo menos 20 computadores e documentos, entre eles alguns contratos. Levantamento é realizado e um boletim de ocorrência será registrado.
“Nós estamos fazendo um levantamento do que foi subtraído da Secretaria Municipal de Saúde, posteriormente vamos registrar um boletim de ocorrência relatando a situação de como estamos recebendo a Secretaria. A impressão que eu tenho é que a equipe de intervenção veio buscar talvez uma informação especifica. Não tendo tempo de levantar essa informação ou não encontrando, nos instantes finais, ela resolveu fazer uma devassa na Secretaria, levando, mesmo que sem mandado de busca e apreensão, todos esses equipamentos, comprometendo, mortalmente, todo sistema da Secretaria”, afirmou Sales.
A subtração dos equipamentos, de acordo com Sales, pode provocar o “engessamento” do sistema e até mortes. “Isso não é atitude de quem quer melhorar a saúde de Cuiabá. Até você fazer a recomposição de tudo que foi subtraído, eu penso que muitas vidas vão perecer”.
Os aparelhos eletrônicos e toda papelada foram levados da SMS na manhã de sexta-feira (6), período em que a equipe de intervenção do Governo do Estado ainda estava nas dependências do prédio. A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura já havia atendido pedido liminar do município para suspender a intervenção, mas o Governo do Estado ainda não havia sido notificado oficialmente. A notificação foi realizada por um oficial de Justiça às 19h44.
Sobre a possível autonomia da equipe de levar o material da Pasta ainda no momento da intervenção, Sales disse que caberá a Justiça analisar se a subtração estava dentro da legalidade.
OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.