Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Hoje é Dia: Dia Nacional do Fotógrafo e do “Fico” são destaques

Publicados

BRASIL

Passadas as festas de fim de ano, é hora de voltar à rotina do cotidiano. Mas, mesmo com a “vida voltando ao normal”, a segunda semana de 2023 traz uma série de celebrações. Uma delas é o Dia Nacional do Fotógrafo. Celebrado em 8 de janeiro, a data, já foi celebrada pela Agência Brasil com uma galeria de imagens de fotógrafos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Confira:

O 9 de janeiro também é uma data marcante. Neste dia, é celebrado o chamado Dia do Fico, data importantíssima para a Independência do Brasil. Foi há 201 anos que o então príncipe Dom Pedro contrariou as ordens de Portugal e resolveu permanecer no Brasil (que era colônia portuguesa). Conteúdos especiais de 2022 da TV Brasil falam da data:

O dia 11 de janeiro é marcado por dois acontecimentos importantes na história do país. Há 20 anos, o Código Civil Brasileiro atual entrou em vigor. Já há 95 anos, foi criada a obra Abaporu, da pintora paulista Tarsila do Amaral. Esta matéria do Portal EBC e esta da Radioagência Nacional falam sobre a artista.

Figuras célebres

A semana também é marcada pelo nascimento e morte de algumas figuras importantes na história. No dia 9, o nascimento da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir completa 115 anos. Figura importante no movimento feminista, ela chegou até a ser tema de questão no Enem aqui no Brasil em 2015 e foi homenageada pelo Google em 2014. No mesmo dia, o ator paulista Paulo Afonso Miessa, o Paulo Goulart (falecido em 2014), completaria 90 anos.

Leia Também:  Mestre-Ita convida Tati Machado para o terceiro episódio da série de Itaipava

No dia 11 de janeiro, o nascimento do escritor e jornalista fluminense Sérgio Marcus Rangel Porto, o Stanislaw Ponte Preta completa 100 anos. A trajetória dele já foi contada pelo História Hoje, da Radioagência Nacional e pela TV Brasil.

No dia 12, o nascimento do escritor e jornalista capixaba Rubem Braga completa 100 anos. Ele também foi homenageado na TV Brasil.

Por fim, o dia 14 de janeiro é marcado pelos 125 anos de morte do romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico Lewis Carroll. Autor do livro Alice no País das Maravilhas, ele foi temas de matérias no Portal EBC e nas EBC Rádios.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

8 a 14 de janeiro de 2023
8

Nascimento do baterista, compositor e percussionista fluminense Luciano Perrone (115 anos) – fez parte dos quadros da Rádio Nacional desde sua criação, em 1936. Atuou também na Orquestra da Rádio MEC, onde trabalhou de 1961 a 1968

Leia Também:  Sorteio da Mega da Virada é neste domingo

Dia Nacional do Fotógrafo

9

Nascimento da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir (115 anos)

Nascimento do ator paulista Paulo Afonso Miessa, o Paulo Goulart (90 anos)

Dia do Astronauta – comemoração em homenagem à Missão Centenário. Realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, a missão foi responsável pela viagem de Marcos Pontes, o primeiro brasileiro no espaço, para a Estação Espacial Internacional (EEI)

Dia do Fico

10

Nascimento do pianista e compositor fluminense Ernani Braga (135 anos)

11

Morte do ator fluminense Jorge Lafond (20 anos)

Nascimento do escritor e jornalista fluminense Sérgio Marcus Rangel Porto, o Stanislaw Ponte Preta (100 anos)

Entra em vigor o novo Código Civil Brasileiro (20 anos)

Criação da obra Abaporu, da pintora paulista Tarsila do Amaral (95 anos)

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

Dia Internacional do Obrigado

12

Nascimento do escritor e jornalista capixaba Rubem Braga (110 anos)

13

Morte do compositor e cantor paulista Arnaldo Pescuma (55 anos)

14

Morte do romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico Lewis Carroll, autor do livro Alice no País das Maravilhas (125 anos)

Edição: Alessandra Esteves

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Operação de desintrusão de TIs no Pará desativa postos de gasolina

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  VÍDEO: Chamou atenção hoje, a queda de uma aeronave de pequeno porte, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Foi em uma área residencial e por sorte ninguém ficou ferido. O piloto apresentou apenas ferimentos leves.

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA