Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Hoje é Dia: 100 anos da Previdência Social e Boate Kiss são destaques

Publicados

BRASIL

O Hoje é Dia entre 22 e 29 de janeiro de 2023 abre a semana, lembrando o aniversário da atriz Marília Pêra. Se estivesse viva, Marília completaria 80 anos neste domingo (22).

Uma das mais completas atrizes do Brasil, Marília Pêra teve intensa atuação no teatro, televisão e cinema e também era cantora, bailarina, coreógrafa, produtora e diretora de espetáculos teatrais e musicais. A carreira de Marília soma números impressionantes. No teatro, como atriz e diretora, ela atuou em 55 peças. No cinema, foram 27 filmes e na televisão 26 participações em novelas e seriados. Marília coleciona um total de 37 prêmios de melhor atriz, entre 1969 e 2009. A atriz faleceu em 2015, aos 72 anos. Leia a reportagem completa da Agência Brasil

O programa Recordar é TV, da TV Brasil, relembra entrevista de Marília Pêra em 2002, confira.

100 anos da Previdência Social no Brasil

O  Dia da Previdência Social, comemorado em 24 de janeiro, é uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, que instituía a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. Em 1921, o deputado Eloy Chaves, em uma viagem para Monte Serrat com o objetivo de inspecionar uma usina de força, presenciou uma conversa que o surpreendeu. Na viagem de trem, o parlamentar teria ouvido de dois ferroviários lamentos sobre as condições de trabalho. Sensibilizado com a situação, o parlamentar formulou o projeto de lei que mudaria a história dois anos depois.

Acompanhe a linha do tempo e a evolução dos direitos previdenciários no Brasil neste especial da Agência Brasil.

Dia do Carteiro

No dia 25 de janeiro é comemorado o Dia do Carteiro. A data resgata a memória da criação, em 25 de janeiro de 1663 do Correio-Mor no Brasil, cujo primeiro titular foi Luiz Gomes da Matta Neto, que já era o Correio-Mor do Reino, em Portugal.

Leia Também:  MGI formaliza hoje proposta para reajuste de benefícios de servidores

Em tempos de internet e redes sociais, que tal deixar o celular e o computador de lado e escrever uma carta? A sugestão é do programa Rádio Animada, da Rádio MEC.

Dia da Bossa Nova

Também no dia 25 de janeiro é comemorado o Dia da Bossa Nova. O gênero musical é derivado do samba e surgiu na década de 1950 a partir das demandas de uma geração de jovens que estava em busca de uma música mais de acordo com o que eles viviam no Rio de Janeiro daquela época. Idealizada por Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto no ritmo, a bossa nova trouxe uma simplificação do samba carioca, com elementos do jazz norte-americano e composições com letras mais leves quando comparadas às do samba.

Confira abaixo o documentário feito pela TV Brasil na ocasião dos 60 anos da bossa nova.

10 anos da tragédia na Boate Kiss

Em 27 de janeiro de 2013, a casa noturna em Santa Maria (RS) foi palco de um incêndio no qual 242 pessoas morreram e outras 636 ficaram feridas. A maioria das vítimas era jovem e morreu após inalar fumaça tóxica, sem conseguir deixar a boate, já que a única porta de emergência estava fechada. 

Confira na tabela do Hoje é Dia outros fatos e datas que marcam a semana

22 a 28 de Janeiro de 2023
22

Nascimento da atriz, cantora e diretora teatral fluminense Marília Pêra (80 anos)

Nascimento do cineasta russo Serguei Eisenstein (125 anos)

Estreia da ópera “O Navio Fantasma”, de Richard Wagner, em Dresden, na Alemanha (180 anos)

Família Real Portuguesa desembarca na Bahia (215 anos)

Leia Também:  Avião pousa no Rio trazendo 67 brasileiros de Israel
24

Morte do rapper paulista Mauro Mateus dos Santos, o Sabotage (20 anos)

Dia da Previdência Social – a data é uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, que instituía a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias

25

Nascimento do acadêmico e político paulista Fernando Haddad (60 anos)

Dia do Carteiro – a data resgata a memória da criação em 25 de janeiro de 1663 do Correio-Mor no Brasil, cujo primeiro titular foi Luiz Gomes da Matta Neto, que já era o Correio-Mor do Reino, em Portugal

Dia da Bossa Nova

27

Nascimento do bailarino russo Mikhail Baryshnikov (75 anos)

Nascimento do ator e encenador fluminense João Caetano (215 anos) – responsável pela profissionalização do teatro no Brasil

Proclamada a Declaração Universal dos Direitos Animais na assembleia da UNESCO, em Bruxelas (45 anos)

Tragédia na Boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul (10 anos)

Nixon anunciou o fim da Guerra do Vietnã (50 anos)

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Dia Internacional do Conservador Restaurador

28

Morte do pintor pernambucano Cícero Dias (20 anos)

Nascimento da atriz paulista Maitê Proença (65 anos)

Dom João VI assinou a Cartá Régia que instituía a “Abertura dos Portos no Brasil” (215 anos)

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo – a data relembra a chacina cometida em Unaí – MG da equipe de auditores que estava indo investigar uma denúncia de trabalho escravo numa fazenda local

Dia Internacional da Privacidade de Dados

Dia Mundial dos Corais da Amazônia

Edição: Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Retrospectiva 2022: confira as principais notícias de janeiro

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA