MATO GROSSO
Operação conjunta prende três pessoas e apreende 52 kg de cocaína em fundo falso de carretinha
MATO GROSSO
Uma ação integrada entre a Polícia Militar, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal prendeu uma mulher de 34 anos e dois homens, de 47 e 48 anos, e apreendeu 52 kg de cocaína, na noite desse domingo (22.01), no município de Canarana. A droga estava no fundo falso de uma carretinha puxada por um Uno dirigido pela suspeita.
Eles foram presos em flagrante por tráfico de drogas.
Às 19h20, as equipes das polícias que faziam barreiras na MT-020 abordaram dois veículos, sendo o Uno com o reboque e um Prisma com os dois homens.
A mulher disse que o Prisma tinha sido alugado por ela para que trabalhasse como motorista de aplicativo e apresentou um contrato de locação. Já os outros dois suspeitos disseram que não conheciam essa versão e se contradisseram.
Os suspeitos e os veículos foram encaminhados para a sede da Companhia de PM de Canarana. No local, foi realizada uma vistoria minuciosa nos carros e identificado que o reboque do Uno estava com um fundo falso.
Os policiais retiraram o fundo falso e encontraram 49 tabletes de cloridrato de cocaína, totalizando os 52 kg de drogas. Ao serem perguntados, os suspeitos afirmaram que sabiam do transporte do entorpecente e que o Prisma seguia junto para fazer a escolta.
Os três suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados para a delegacia junto com o material aprendido.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.