Search
Close this search box.
CUIABÁ

POLÍTICA MT

AL vai criar comissão para fiscalizar situação de indígenas em MT

Publicados

POLÍTICA MT

 presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), anunciou a criação de uma comissão para acompanhar a situação dos indígenas em Mato Grosso.

A medida, segundo ele, é uma resposta o caso dos yanomamis, em Roraima, onde foram descobertos casos de crianças e idosos em estado grave de saúde, principalmente com desnutrição, malária e infecções respiratórias.

Segundo o presidente da Casa de Leis, a situação exposta em Roraima foi um alerta para todos e a comissão será elaborada após a eleição da Mesa Diretora, na próxima quarta-feira (1ª).

“A Assembleia pode, deve e vai trabalhar. É um assunto que já estávamos discutindo que precisamos entrar nele. Minha ideia é nós criarmos uma comissão para fazer esse acompanhamento, ver como está esse trabalho, visitar as aldeias junto com a Funai”, explicou.

Na quarta-feira (25), o Jornal Nacional, da Rede Globo, fez uma reportagem em que expôs a precariedade do serviço de saúde em aldeias de outros estados do país, incluindo Mato Grosso.

A matéria foi realizada na aldeia São Domingos, onde uma criança de um ano e sete meses morreu de infecção intestinal sem receber atendimento.

Leia Também:  VÍDEO: Prefeita eleita Flávia Moreti apoia Vanderley Cerqueira para presidência da Câmara de Várzea Grande

“Já tem meses que não tem enfermeiro ou doutor que vem dar pelo menos assistência ao atendimento básico. Nem isso estão fazendo”, afirmou Rafael Twe Karajá, cacique da Aldeia São Domingos.

A deputada Janaina Riva (MDB) também falou sobre a comissão e afirmou que o trabalho da Assembleia deve trazer uma assessoria especial para tratar diretamente com os indígenas e auxiliá-los na burocracia.

“Queremos criar algo especial até para eles terem uma assessoria, porque vocês sabem da dificuldade que tem, ainda, com comunicação e documentação. Então [queremos] ter alguém com essa aptidão para tratar com os indígenas dentro da Casa. Aí será possível a Assembleia fazer um levantamento ou algo mais amplo sobre o tema”, disse.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governo esclarece fala de Mauro Mendes sobre câmeras em fardas de policiais

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Comunicação esclareceu a fala do governador Mauro Mendes durante entrevista à rádio CBN, onde ele discutiu a proposta de colocar câmeras nas fardas de policiais. De acordo com o governo, o governador não fez ataques à magistratura estadual ou a qualquer outra categoria, como foi interpretado erroneamente em algumas versões de sua declaração.

Em relação à fala do governador Mauro Mendes na entrevista à rádio CBN sobre câmera nas fardas de policiais, a Secretaria de Estado de Comunicação esclarece que:

O governador Mauro Mendes não atacou a magistratura estadual ou qualquer outra categoria, fato que fica evidente em sua declaração.

Ele falou de forma genérica que casos de erros cometidos por profissionais da segurança podem ocorrer, mas tambem em diversas profissões e na classe política – a qual o próprio governador pertence.

Infelizmente, a frase foi interpretada de forma equivocada, pois circulou uma versão com corte. Segue a íntegra da fala do governador e o vídeo em anexo.

“Quando a gente discute esse negócio das câmeras aí, das fardas, botar câmeras nas fardas policiais. Se nós vamos botar câmeras porque um ou dois policiais, ou um por cento, dois por cento, comete alguma coisa errada, vamos colocar a câmera em todo mundo, para vigiar todo mundo, então tá bom. Vamos colocar a câmera em todos os políticos, em todos os governadores, em todos os prefeitos, em todos os deputados estaduais. Ei, mas tem juiz que também vende sentença, foi flagrado vendendo sentença, desembargador vendendo sentença. Então vamos botar câmera em todos os juízes, em todos os desembargadores. Ei, tem gente do Ministério Público também, então vamos colocar câmera em todo mundo do Ministério Público. Então, existem umas discussões às vezes, que elas são muito atravessadas, né?”

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  VÍDEO: lista de "Mil Pessoas" contempladas para receber casas no Residencial Colina Dourada, em Várzea Grande, trouxe na nomes de pessoas que ganham bem e já possuem casas, veja
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA