Mato Grosso
Ministro da Pesca atende Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Rio Cuiabá
MATO GROSSO
Foi bastante produtiva a reunião do prefeito de Nossa Senhora do Livramento (40 km de Cuiabá), Silmar de Souza, com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. O encontro foi em Brasília, na tarde desta sexta-feira (03.02).
Silmar de Souza, que é presidente do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, foi tratar de diversos assuntos de interesse dos municípios da região.

Além de fazer contatos e abrir portas que serão importantes para o futuro da região, o presidente encaminhou:
Consolidação da agricultura familiar sustentável em mesorregiões do Estado do Mato Grosso, via estruturação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá da Baixada Cuiabana do Estado do Mato Grosso;
Projeto Piscicultura sem anzol;
Levantamento de Caminhão Feira do Peixe;
Apoio ao Programa da Aquicultura Familiar no município que compõem o Consórcio Intermunicipal do Vale do rio Cuiabá;
Programa de Aquisição de Alimentos – Edital de Chamada Pública nº 02/2020;
Aquisição de Escavadeira hidráulica Sobre Esteiras, para realização de abertura de viveiros escavados, para criação de Piscicultura nos municípios que compõe o consorcio do Vale do Rio Cuiabá do Estado de Mato Grosso;
Estruturação de Unidades de Serviços Territoriais de Inspeção Sanitária em consórcios públicos/SUASA.
De acordo com o presidente, a reunião serviu principalmente para abrir caminho para a apresentação de futuros projetos sobre cada um dos itens da pauta. “Nossa região se caracteriza por pequenas propriedades rurais que produzem alimentos orgânicos que atendem o mercado local e apoiam o desenvolvimento regional e sustentável. E é isso que vamos levar ao Ministro, junto com vários projetos que vão ajudar essa nossa gente”, explicou.
O fortalecimento da agricultura familiar por meio da piscicultura, compra de equipamentos e outros projetos passam, a partir agora, para a fase de estudo de viabilidade, para depois se encaminhar para aprovação do Ministério.
“O Ministro André de Paula nos recebeu muito bem, viu com interesse cada um dos itens da pauta que apresentamos e disse estar aberto ao atendimento das necessidades dos pequenos produtores da região dos municípios pertencentes Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá”, explicou Souza.
Fonte: Mato Grosso
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.