Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Plano para preservação do Modo de Fazer Viola de Cocho será lançado em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

O plano de manejo das espécies utilizadas na confecção de violas de cocho será lançado neste sábado (18.02), às 9h, no Museu de História Natural de Mato Grosso. A ação faz parte do projeto que tem por objetivo a preservação da cultura do Modo de Fazer Viola de Cocho e tem em sua programação o plantio de mudas de árvores que são usadas na produção do instrumento, a apresentação de cururueiros e uma simbólica demonstração sobre as etapas de confecção da viola de cocho.

O Modo de Fazer Viola de Cocho foi registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro no Livro dos Saberes em 2005 do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). O evento deste sábado integra uma das ações do Plano de Salvaguarda do Modo de Fazer Viola de Cocho, que está sendo elaborado pelo Iphan em parceria com diferentes instituições, entre elas a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

As mudas serão plantadas na mata ciliar do Museu de História Natural, cuja área alcança as margens do rio Cuiabá. Entre as espécies há Ximbuva, Cumbaru e Pata-de-vaca, e o manejo está sendo feito pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), uma das instituições parceiras do projeto.

Leia Também:  Sesp promove capacitação a servidores do Sistema Socioeducativo sobre o programa Vigia Mais MT

“Durante encontros com mestres e artesãos que fabricam a viola de cocho, uma das questões centrais para a preservação do saber fazer da viola é o acesso à matéria-prima. Por isso, o plano de manejo das mudas prevê o plantio dessas árvores, que poderão ser utilizadas para produção do instrumento daqui a 10 ou 15 anos”, destaca a coordenadora de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Maria Bárbara Guimarães.

Além do projeto de manejo, o Plano de Salvaguarda do Modo de Fazer Viola de Cocho integra diferentes frentes de atuação, distribuídos em eixos de ações socioculturais e socioambientais, descritos para promover a preservação e valorização desse bem imaterial.  O plano está em finalização e deverá ser lançado ainda este semestre.

Serviço

Lançamento do plano de manejo de espécies utilizadas na confecção de violas de cocho
Data: Sábado (18.02), às 9h
Local: Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá.

Leia Também:  Principal linha de investigação é que traficantes executaram médicos na Barra por engano; alvo seria miliciano

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Governo de MT investe em infraestrutura nos municípios: "convênio vai mudar a história da cidade", afirma prefeito

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA