MATO GROSSO
Prefeito Alcino Barcelos e ministro Carlos Fávaro se xingam de “safado, malandro e traidor” em grupo de WhatsApp de Pontes e Lacerda
MATO GROSSO
JB News
Da Redação
Uma confusão generalizada tomou conta de um grupo de WhatsApp “Amigos para Sempre” de Pontes e Lacerda-MT, nesta segunda-feira 27.02.
Circula nas redes sociais um vídeo do prefeito Alcino Barcelos (Republicanos), comentando uma repercussão negativa que envolve seu nome do ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), senador Carlos Fávaro (PSD), sobre uma postagem de uma nota em um grupo de WhatsApp da cidade de Pontes e Lacerda.
A briga começou por que um outro cidadão por nome Flávio Chaves, postou uma informação para ofender o senador Carlos Fávaro de “imundícia” e o prefeito emendou um comentário no qual dizia que o senador é um “muito safado”, para corroborar com o comentário no grupo de amigos. Imediatamente chegou ao conhecimento do ministro o print da tela das conversas, com os comentários raivosos destilados contra a sua pessoa, que revidou com a mesma grosseria os ataques sofridos no grupo.
Carlos Fávaro reenviou o comentário ao prefeito e disse, “Olha aqui rapaz, você pode discordar dos meus posicionamentos, mas ataques pessoais eu não admito”. Disse.

E continuou, “Safado é você que fica atrás do toco, vem de frente seu malandro”.
A repercussão negativa do debate acalorado, fugiu do controle e o prefeito Alcino Barcelos gravou um vídeo mandando um recado ao ministro.
No vídeo gravado pelo prefeito é possível ouvir nitidamente Alcino Barcelos chamado Fávaro de traidor, por conta das eleições de 2016, onde o prefeito teve seu nome vetado no partido, e para ser candidato naquela época, o ainda então pré-candidato Alcino teve que sair do partido para ser candidato a prefeito e ser eleito com mais de 80% dos votos, derrotando o candidato de Fávaro nas urnas em Pontes e Lacerda.
“O senhor só não nos traiu, como lançou um candidato a prefeito no seu partido, e mesmo assim eu perdoei o senhor em nome do Agro, e o apoiei para senador, saindo no sol e na chuva para que o senhor fosse o senador mais bem votado”. Retrucou o prefeito.
Em outro trecho, o prefeito diz que tem um vídeo do senador implorando perdão ao prefeito “por que em 2016 o senhor puxou meu tapete, eu tive que sair pelas portas dos fundos do partido para ganhar do candidato do senhor”.
“Senador, não fui que nos 48 minutos do segundo tempo, mudei de lado nas eleições presidências para ganhar um cargo, então senhor senador, quero fazer um pedido, o senhor tem muita fama de perseguidor, não me persegue não , não me processa não, deixa eu terminar o meu mandato, que com muito custo e muito trabalho fomos eleito com mais de 80%, e se o senhor for processar todos que te dão esse adjetivo parecido, como este que estou dando ao senhor, vai ter de contratar mil advogados”. Comentou.
Disse também que o ministro tem a agricultura do Brasil inteiro para cuidar, e está preocupado com grupo de WhatsApp do interior do estado de MT, em Pontes e Lacerda, e finalizou dizendo que o ministro tem muito trabalho pra fazer, “Por que substituir a heroína e guerreira Tereza Cristina não é fácil, quero aqui desejar muito trabalho e muito sucesso, por que o nosso Brasil está no meio de um surto da doença da vaca loca, e o senhor precisa resolver este problema, ao invés de ficar preocupado com grupo de WhatsApp, tchau e obrigado”. Disse o Alcino.
As informações que chegaram até a redação do JB News é que depois de ter vazado a conversa contra o senador, o grupo está em silencio desde então, e o nome “Amigos para sempre” virou um verdadeiro meme na cidade. (Inimigos para sempre).
Veja o vídeo:
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.