MATO GROSSO
SES oferece práticas terapêuticas aos servidores do Centro Político Administrativo
MATO GROSSO
O projeto Promove Pics é organizado pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES (Cophs). A proposta é a promoção da saúde do trabalhador, visando cuidar de quem cuida e melhorar a qualidade de vida dos servidores, conforme diretrizes das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e de Promoção da Saúde (PNPS).
Durante a ação, serão ofertadas as práticas integrativas de Reiki, Reflexoterapia, Auriculoterapia, Dança Circular, Meditação, Fitoterapia, Cone Hindu e Constelação Familiar com Bonecos. Haverá também exposição de produtos naturais ligados as Pics, como velas, sprays e sabonetes aromatizados, artesanatos e tinturas fitoterápicas.
A coordenadora da Cophs, Rosiene Pires, explica que essas práticas são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, tendo como ênfase a escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
“A SES é uma instituição que promove a saúde e assegura aos servidores o direito a um ambiente de trabalho saudável, com implementação de estratégias voltadas para a temática e para valorização do trabalhador. Além disso, as PICS visam à promoção da saúde por meio da integralidade do cuidado e do empoderamento individual e coletivo”, diz a gestora.
A PNPIC institucionaliza 29 práticas, sendo elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.
O projeto será realizado todas as terças-feiras no período matutino, na SES, alternando as práticas a serem ofertadas. Os interessados em integrar a ação como terapeuta voluntário ou expositor devem entrar em contato com a equipe por meio do e-mail pics@ses.mt.gov.br ou do telefone (65) 3613-5415.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.