MATO GROSSO
SES oferece práticas terapêuticas aos servidores do Centro Político Administrativo
MATO GROSSO
O projeto Promove Pics é organizado pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES (Cophs). A proposta é a promoção da saúde do trabalhador, visando cuidar de quem cuida e melhorar a qualidade de vida dos servidores, conforme diretrizes das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e de Promoção da Saúde (PNPS).
Durante a ação, serão ofertadas as práticas integrativas de Reiki, Reflexoterapia, Auriculoterapia, Dança Circular, Meditação, Fitoterapia, Cone Hindu e Constelação Familiar com Bonecos. Haverá também exposição de produtos naturais ligados as Pics, como velas, sprays e sabonetes aromatizados, artesanatos e tinturas fitoterápicas.
A coordenadora da Cophs, Rosiene Pires, explica que essas práticas são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, tendo como ênfase a escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
“A SES é uma instituição que promove a saúde e assegura aos servidores o direito a um ambiente de trabalho saudável, com implementação de estratégias voltadas para a temática e para valorização do trabalhador. Além disso, as PICS visam à promoção da saúde por meio da integralidade do cuidado e do empoderamento individual e coletivo”, diz a gestora.
A PNPIC institucionaliza 29 práticas, sendo elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.
O projeto será realizado todas as terças-feiras no período matutino, na SES, alternando as práticas a serem ofertadas. Os interessados em integrar a ação como terapeuta voluntário ou expositor devem entrar em contato com a equipe por meio do e-mail pics@ses.mt.gov.br ou do telefone (65) 3613-5415.
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.