MATO GROSSO
Governador transfere Capital, assina ordens de serviço e lança programa em aniversário de Vila Bela da Santíssima Trindade
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes participa, na próxima segunda-feira (20.03), das comemorações de aniversário de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 562 km de Cuiabá), que contam com a transferência simbólica do poder político da Capital para o município, assinatura de ordens de serviço e lançamento do programa Vigia Mais MT.
A programação começa às 8h15, quando o governador será recepcionado no Palácio dos Capitães-Generais com o chá afro e apresentação do grupo Dançantes do Congo. No local é assinada a transferência da Capital para o município, uma solenidade já tradicional em comemoração ao município que foi a primeira capital de Mato Grosso, entre 1752 e 1835.
Às 10h o governador segue com a comitiva para a Escola Municipal Ricardo Franco, onde participa de encontro com as autoridades locais e assina ordens de serviço para a implantação de asfalto na MT-199 e na rodovia que dá acesso ao frigorífico BMG Foods.
Ainda na escola, o governador assina carta de intenção para reconhecimento de Vila Bela e San Ignácio (na Bolívia) como cidades irmãs, e a viabilização da construção do Centro Cultural de Vila Bela da Santíssima Trindade, chamado de Congódromo.
A solenidade ainda conta com o lançamento do programa Vigia Mais MT, que consiste na interligação de câmeras de videomonitoramento instaladas no município com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
No período da tarde, o governador segue com a comitiva para o município de Lucas do Rio Verde.
Transferência da Capital
A transferência da capital de Mato Grosso para o município de Vila Bela da Santíssima Trindade é um ato simbólico previsto em lei, sancionada em 2016, e ocorre anualmente, no aniversário da cidade (19 de março). Conforme a legislação, o objetivo é resgatar a história do município, com sua cultura e suas tradições.
8h15 – Recepção do Senhor Governador e comitiva pelos Dançantes do Congo no Palácio dos Generais, onde será servido o Chá Afro
9h – Entrevista do Senhor Governador concedida a Rádio Primeira Capital;
10h – Evento de assinaturas:
– Ordem de Serviço para confecção do projeto de asfaltamento MT199;
– Ordem de Serviço para o asfaltamento de 1.500 metros na rodovia de acesso ao frigorífico BMG Foods;
– Assinatura da Carta de Intenção para Cidades Irmãs San Ignácio (Bolívia) e Vila Bela (MT);
– Assinatura para viabilização do Congódromo;
– Assinatura para instalação do programa Vigia MaisMT
13h30 – Decolagem para Lucas do Rio Verde
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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