BRASIL
Hip Hop fará parte de rodadas de negócios culturais fora do Brasil
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Estão abertas, até as 18h do dia 31 de março, as inscrições para seleção de empreendedores culturais que representarão o Brasil na 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA). O evento ocorre entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, e pela primeira vez, o governo brasileiro levará realizadores do hip hop para rodadas de negócios e atividades formativas fora do país.
No início deste mês, o Ministério da Cultura (MinC) lançou edital para selecionar 90 empreendedores culturais e criativos de nove setores — audiovisual, circo, dança, teatro, design (incluindo moda), editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos. O edital destinará R$ 793 mil para viabilizar a ida e permanência dos selecionados na capital argentina, bem como o seu retorno ao Brasil.
Os interessados em participar da seleção devem se inscrever na plataforma Mapa da Cultura. Até a última sexta-feira (17), foram recebidas mais de 300 inscrições.
“Com o evento, os ministérios da Cultura do Brasil e da Argentina esperam impulsionar encontros entre os desenvolvedores, programadores, editores, diretores, produtores, técnicos e demais gestores culturais de todos os setores. A proposta de trabalho conjunto quer levar adiante uma valiosa agenda bilateral que vincule os setores das indústrias culturais, que dinamize os intercâmbios comerciais, artísticos e intelectuais entre os dois países, e que promova a associação e complementação das cadeias de valor da economia da cultura”, informou o MinC, na ocasião da abertura do edital.
No ato da inscrição, os empreendedores culturais deverão escolher o perfil de participação, como vendedor ou comprador. Entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas. O edital obedecerá, ainda, ao critério de distribuição regional, de forma a contemplar, pelo menos, um vendedor por região brasileira, em cada setor.
O MinC também estabeleceu critérios regionais para liberação dos recursos, ou seja, cada pessoa selecionada receberá o valor de apoio correspondente à região em que mora, devendo apresentar comprovante de residência para verificação da informação. Os valores variam de R$ 7.740 para Região Sul a R$ 9.639 para selecionados da Região Norte.
Novidades
O edital está disponível na plataforma Mapa da Cultura. Na área do hip hop, por exemplo, podem concorrer produtores, grupos, companhias, coletivos, associações, cooperativas, redes, agentes, corpo técnico e artistas, performance e projetos multidisciplinares envolvendo os elementos do hip hop, que são breaking individual ou grupo; DJ individual, grupo ou beatmakers; graffiti; MC e beatbox individual ou grupo; batalhas de MC’s, beatbox, beatmakers, breaking e DJ´s; e outros projetos multidisciplinares como debate, exposição, intervenção artística, vivência em podcast, literatura, palestra, sarau ou slam.
Em comunicado, o MinC explicou que outra novidade é que, pela primeira vez em editais de Mercados Criativos voltados à seleção de empreendedores culturais, as artes cênicas estão em setores separados. “A mudança pretende garantir a mesma quantidade de vagas dos demais setores para o teatro, a dança e o circo, que até então ‘competiam’ pelas vagas dentro do setor das artes cênicas”, diz.
Criado em 2011, o MICA é o evento central do sistema de políticas públicas voltado, exclusivamente, para a comercialização de produtos e serviços e para o fortalecimento dos diversos setores da indústria cultural na Argentina, em nível internacional. O mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre os países. Ele visa, ainda, estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações, além de incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e privadas.
Edição: Maria Claudia
Fonte: EBC Geral


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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
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