MATO GROSSO
Polícia Federal cumpre mandados de sequestro de fazendas no Pará, imóveis em Sinop e Sorriso e em duas cidades no PR
MATO GROSSO
A Polícia Federal deflagrou, hoje, a terceira fase da operação Terra Envenenada, e a Justiça Federal de Cuiabá determinou o sequestro de 3 fazendas em Novo Progresso (PA) de 6 imóveis urbanos em Sinop, Sorriso, Altamira (PA), Guaíra (PR) e Toledo (PR), assim como de 5 máquinas agrícolas, 4 caminhões e 4 camionetes. O principal objetivo é descapitalizar os principais articuladores de “organização criminosa transnacional que atuava na prática da importação e comercialização ilegal de agrotóxicos provenientes do Paraguai e Uruguai”. O sequestro de bens e valores superam R$ 14 milhões.
Policiais federais cumpriram dois mandados de buscas e apreensões em Sorriso (onde também foi apreendida espingarda) e Sinop (Jardim Maringá) sendo que os “itens arrecadados serão totalmente contabilizados no prosseguimento das apurações”, informa a PF.
Nas primeiras fases da Operação Terra Envenenada, foi identificada extensa e complexa rede criminosa com comando central hierarquizado, que atuava de maneira estruturada visando à importação ilegal e posterior revenda de agrotóxicos oriundos do Uruguai e do Paraguai. A Polícia Federal descobriu “engenhoso esquema de operações ilegais de câmbio para dissimular a origem dos lucros ilicitamente auferidos, reinserindo-os no sistema econômico nacional mediante a compra de imóveis, terrenos, fazendas, lanchas, veículos e gado”, informa a assessoria da superintendência estadual.
Em instantes mais detalhes
Só Notícias (atualizada 11:01h – foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.