Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Juarez diz que Abilio precisa “mudar o tom” para ser deputado federal

Publicados

MATO GROSSO

O deputado federal Juarez Costa (MDB), afirmou em entrevista ao  nessa quinta-feira (24.03), que o deputado Abilio Brunini (PL) precisa mudar a atitude dentro do Congresso Nacional, na Câmara dos Deputado. Juarez conta que brigas do Estado de Mato Grosso precisam ser mantidas no Estado.

Conforme o parlamentar, Abilio precisa “mudar o tom”, e melhorar a atitude de deputado federal. Ele afirma que a briga com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), precisa ficar em Cuiabá, porque levar para Brasília, acaba expondo o Estado de forma negativa.

“O Abílio ainda precisa mudar muito, mudar o tom. Não está tendo atitude de deputado. Acho que tem que discutir os projetos para o Estado de Mato Grosso, e não essa briga que ele tem com o Emanuel. Isso tem que deixar para ser decido aqui no Estado, lá não é o lugar, fico triste de ver isso, porque expõe também o nosso Estado”, explicou.

Juarez disse que criticar o prefeito na tribuna da Câmara Federal, principalmente a questões relacionadas as eleições de 2024, é desnecessário. E ainda menciona que ele (Abilio) não está preocupado com a sociedade, e sim com as eleições. O parlamentar afirma que as cadeiras do Congresso devem ser usadas para discutir boas políticas públicas para o país e para Mato Grosso, e não para brigar.

Leia Também:  VÍDEO: Moradores ignoram "Placa de Sinalização" e voltam a depositar lixo às margens da MT 010, na saída de Cuiabá para o Distrito da Guia

“Ficar criticando o prefeito em tribuna do Congresso Nacional por uma briga que vai acontecer no próximo ano é desnecessário. Não está preocupado em defender a sociedade, e sim com as eleições que ainda virão. Nas cadeiras do Congresso, devemos discutir para trazer soluções para o país e para o Estado de Mato Grosso. Estão levando as eleições da Capital para o Congresso, e esse não é o caminho correto”, contou.

Ele ainda cita que debatem muito sobre a Saúde de Cuiabá, mas é preciso entender que o município atende a população de todo o Estado. Ele afirma que como deputado, e ex-vereador da Capital, é necessário estudar os recursos e investimentos aplicados para depois criticar.

“Eu vejo muito esse debate sobre a saúde, mas Cuiabá recebe o Estado inteiro. Então, se fosse para tratar só do povo cuiabano, o município proporcionaria uma saúde de qualidade do nível do Canadá. Nós temos que atender 141 municípios com recurso da Prefeitura de Cuiabá, então é difícil. Criticar é fácil, mas quem está como deputado federal, como vereador da Capital, tem que conhecer a realidade, e ver quantos que o município está gastando”, finalizou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: em São Félix do Araguaia (MT), carneiros invadem as ruas e andam em bando, colocando em risco os motoristas

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA