Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Parceria do Senac-MT e Prefeitura de Cuiabá abre mais 600 vagas gratuitas para mulheres

Publicados

MATO GROSSO

Parceria do Senac-MT e Prefeitura de Cuiabá abre mais 600 vagas gratuitas para mulheres
São formações nas áreas de produção de alimentos, beleza e estética. Inscrições estão sendo feitas em unidades de assistência social de diversos bairros da capital.
O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), e a Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD), lançaram a segunda etapa do ‘Qualifica Mulher’, programa de capacitação específico para o público feminino da capital em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Esta edição do ‘Qualifica Mulher’ teve início em julho de 2022 e já certificou 450 alunas. “Nesta nova fase serão abertas mais 600 vagas em cursos profissionalizantes de ‘Produção de Pães Doces e Salgados’, ‘Preparo de Bolos e Tortas’, ‘Noções das Técnicas de Manicure e Pedicure’, ‘Técnicas de Depilação’, ‘Básico de Escova de Cabelo’, ‘Design de Sobrancelhas e Depilação Egípcia’”, elencou a diretora de Educação Profissional do Senac-MT, Rosana Abutakka.
Iniciativa do Núcleo de Apoio à primeira-dama, Marcia Pinheiro, os cursos serão realizados, a partir do próximo mês, em unidades de assistência social da capital. “A nossa gestão ao longo desses anos sempre deixou claro o nosso compromisso com a independência financeira, por meio da capacitação e do empreendedorismo, somando milhares de pessoas preparadas e encaminhadas ao mercado de trabalho”, destacou a primeira-dama.
As inscrições estão sendo feitas diretamente nos locais de realização dos cursos. As interessadas devem procurar os Centros Comunitários, de Referência e Especializado de Assistência Social (CRAS e CREAS), de Convivência de Idosos (CCIs), entre outros, nos bairros Planalto, Novo Colorado, Pedra 90, Nova Esperança, Centro, Osmar Cabral, CPA IV, Dom Aquino, jardins Araçá, Passaredo e Presidente II.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)

Contato: Maicon Oliveira

Telefone & WhatsApp: 65 9 9909-8332

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em terreno baldio em Primavera do Leste

E-mail: imprensa@mt.senac.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em terreno baldio em Primavera do Leste

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA