MATO GROSSO
Governo investe R$ 1,2 milhão para retomada da FIT Pantanal 2023
MATO GROSSO
A FIT Pantanal será realizada de 4 a 7 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A entrada será gratuita, seja para visitar os estandes como assistir aos cursos.
O evento tem como objetivo de promover o movimento e a valorização econômica da cadeia produtiva do turismo no Estado; aumentar o fluxo de turistas internos, dar visibilidade ao turismo de Mato Grosso sob a perspectiva nacional e internacional; divulgar o potencial do estado pelas belezas naturais e manifestações culturais; além de promover a comercialização de produtos e serviços turísticos.
O governador Mauro Mendes destacou que o turismo é um dos pilares da segunda gestão do governo dele e vai priorizar investimentos no setor pelos próximos três anos e meio.
“Vamos acelerar aquilo que já começamos a fazer. Já estão em curso diversos projetos de infraestrutura como a troca das pontes de madeira por pontes de concreto na Transpantaneira, revitalização das orlas de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, mirante em Jaciara, píer no Rio Mutum com estacionamento para que as pessoas possam conhecer as Baías de Chacororé de Siá Mariana”, destacou o governador, que ressaltou que deve asfaltar o trajeto a destinos em Bom Jardim, em Nobres, facilitando o acesso aos turistas.
Mendes ainda falou sobre a luta para a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em que o Governo do Estado pretende aplicar R$ 200 milhões em investimentos em obras de infraestrutura para explorar a atividade turística no local, movimentando mais pessoas para conhecer o local. Além disso, o Governo está investindo no Parque Novo Mato Grosso, com autódromo, um novo centro de eventos com salão de 16 mil m², ou seja, quatro vezes a capacidade do Centro de Eventos do Pantanal, área de show para 100 mil pessoas e estacionamento para 12 mil veículos.
“Nós queremos fazer os investimentos nos potenciais turísticos para maximizar a possibilidade de grandes eventos em Cuiabá. Quem for ao autódromo assistir uma corrida, poderá visitar esses lugares num raio de 100 km, 200 km de Cuiabá. Num raio de 200 km de Chapada dos Guimarães mora pouco mais de 50% da população do Estado”, disse explicando porque os grandes investimentos estão mais centrados na Baixada Cuiabana.
O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou que a FIT Pantanal é uma importante vitrine para mostrar Mato Grosso, que é um estado muito além do agronegócio.
“Nós temos belezas como Pantanal, que é bem explorado, mas temos o Araguaia, temos três biomas e a Feira Internacional do Turismo vem para isso. Estamos fazendo uma das maiores FIT dos últimos anos. A economia do Estado ganha muito com turista, vindo de outros municípios, estados e fora do Brasil, movimenta a indústria hoteleira, bares e restaurantes e o dinheiro gira também no Estado todo. O legado é imensurável”.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, reforçou que o turismo é um segmento econômico que tem a atenção do governador Mauro Mendes desde 2019. Desde então, várias políticas foram construídas junto ao trade de turismo.
“Será uma grande feira que temos expectativa de receber de 60 mil a 100 mil pessoas. No ano passado foi realizada de forma híbrida e agora retorna de forma grandiosa, para mostrarmos o potencial de vários municípios de Mato Grosso. O turismo é uma indústria limpa, que gera empregos, não polui, melhorar e preserva o meio ambiente.
Também participaram da abertura do evento o senador Wellington Fagundes, os deputados estaduais Max Russi, Elizeu Nascimento, e Roni Magnani, secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, a secretária de Estado de Comunicação, Laíce Souza, além de adjuntos e representantes de entidades ligadas ao setor de turismo em Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil