Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Adolescentes do Socioeducativo expõem obras em concurso de fotografia

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Projeto Oficinas Socioeducativas (POS), promove, na tarde de quinta-feira (27.04), a premiação do concurso de fotografia Novo Olhar, que ocorre no Complexo Pomeri, em Cuiabá.

O evento expõe aos servidores da unidade, do Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública e familiares os resultados do olhar artístico de 24 adolescentes, entre meninos e meninas, em cumprimento de decisão cautelar provisória e de medida socioeducativa de internação.

Jean Cesar Monteiro, coordenador do projeto, explica que os jovens tiveram oficinas sobre arte fotográfica e foto conceito, em contraturno escolar, para incentivá-los a buscar imagens que transmitissem sentimentos.

“A arte é o que muitas vezes está na nossa frente e a gente não enxerga. Eu estou passando por um momento ruim, mas estou focando nas coisas boas para, lá na frente, eu ter realmente essa coisa boa”, diz uma das adolescentes sobre o significado da arte em sua fotografia.

A exposição contará com um percurso a ser feito pelos servidores antes da votação. Os convidados terão uma apresentação na chegada, com os conceitos e objetivos da exposição, e passarão por um corredor de fotografias, salas de imersão de legendas com vídeos, e estações de quebra-cabeça, jogos de memória e pintura. Após, os visitantes e demais jurados devem passar pela urna de votação e premiação. Os três finalistas ganharão uma premiação, oferecida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Leia Também:  CGE realiza simpósio de segurança cibernética para servidores de TI do Governo de MT

“Vemos a oficina de fotografia como de grande valia para a instituição. Os adolescentes envolvidos expõem, através da foto, os seus sentimentos, e trazem um momento de reflexão sobre a sua situação. Neste momento conseguimos mostrar o lado positivo da vida e criar um desejo neste adolescente, de possibilidade de mudança em sua trajetória”, afirma o diretor do Centro de Atendimento Socioeducativo Masculino de Cuiabá, Urias Avelino Dantas.

Projeto Oficinas Socioeducativas
O POS é uma iniciativa do Sistema Socioeducativo da Sesp, que contempla um conjunto de atividades culturais e de convivências sociocomunitárias para adolescentes da unidade de internação, a fim de desenvolver a autonomia e valorização da identidade do jovem durante esse período, de acordo com o coordenador do projeto. Esses adolescentes participam, ainda, de atividades como leitura, dança, teatro, pintura, música, artesanato e culinária.

“Eles também realizam passeios em teatro, cinema, jogos, e museus. A gente proporciona essa atividade de cultura e lazer para os adolescentes terem essa vivência aqui na unidade. Quase 100% desses jovens são de famílias carentes, estão cumprindo medidas socioeducativas aqui e nunca tiveram essa oportunidade”, ressalta o coordenador.

Leia Também:  Ipem-MT fiscaliza balanças, bombas de combustível e instrumentos de medição no Estado

(Com supervisão de Alecy Alves)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

Publicados

em

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.

Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.

“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.

O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.

Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.

Leia Também:  Inscrições para Mutirão Ambiental CAR Digital em Lucas do Rio Verde estão abertas

Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.

Representante da advocacia

Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.

“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.

Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.

“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.

Leia Também:  Servidora perde R$ 200 mil em golpe de investimentos

O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA