MATO GROSSO
ALMT vai intermediar pautas do Sintep com o Governo do Estado
MATO GROSSO
A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB) recebeu, na manhã desta quarta-feira (26), recebeu uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) liderada pelo presidente Valdeir Pereira, para abrir um canal de comunicação com a Secretaria de Estado de Educação.
A mobilização da categoria, de acordo com o presidente do Sintep, Valdeir Pereira, é para a construção de uma agenda junto ao Parlamento estadual e o governo do estado a fim de abrir negociações permanentes com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para valorização dos profissionais da educação.
“Por um lado, tem o governo que está com a chave do cofre e com as decisões políticas. Mas por outro, tem os parlamentares que conhecem a realidade e a diversidade de todos os 141 municípios mato-grossenses. Por isso é preciso abrir esse canal de comunicação permanente com o governo”, afirmou Valdir Pereira.
Entre as pautas prioritárias expostas para aos deputados estão a webponto, a realização de concurso público, as condições de trabalho dos vigias das escolas, os confiscos de aposentadorias e pensões. E uma política de valorização dos trabalhadores; o Estado de Mato Grosso está abaixo do piso nacional.
Segundo Valdeir Pereira, desde 2018 o governo adotou a política de represar a Revisão Geral Anual (RGA) à categoria. Hoje, de acordo com o presidente do Sintep, o piso salarial pago pelo Estado aos professores é de R$ 3.337, enquanto o piso nacional é da ordem de R$ 4.420.
Ao ser questionado sobre a segurança das escolas estaduais, Valdeir afirmou que 90% delas já possuem câmeras de monitoramento. “Isso não resolveu o problema da segurança. O que o governo não diz à sociedade é que não há presença de profissionais para atuarem dentro da escola, nesse espaço de segurança, que seria os vigias”, disse Pereira.
O deputado Lúdio Cabral (PT) afirmou que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deve abrir uma agenda com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para o Sintep apresentar as pautas e, com isso, debaterem todas as reivindicações em conjunto com a Seduc.
“É preciso que isso ocorra para que não aja esse jogo de ping-pong e ninguém resolva nada. Eu e o deputado Valdir Barranco vamos propor uma audiência pública para discutir a reforma do ensino médio, que é um tema que está sendo discutido no Ministério de Educação e Cultura. Nós defendemos a revogação dessa reforma”, disse Cabral.
O deputado Wilson Santos (PSD) afirmou que imprescindível que o Parlamento volte a discutir a educação pública de qualidade para o estado de Mato Grosso. Para ele, a péssima qualidade do ensino público é pior que a corrupção.
“Infelizmente isso é um fato. Além disso, Mato Grosso está abaixo do piso salarial nacional. Isso é inaceitável. É preciso fazer essa correção. Vou cobrar todas as reivindicações junto ao secretário de Educação, Alan Porto, e em 10 dias dou respostas dos questionamentos feitos durante a reunião”, explicou Santos.
NOTICIAS NOBRE


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO4 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
ARTIGOS3 dias atrás
Impactos da LGPD nas relações de trabalho e empresariais
-
MATO GROSSO19 horas atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica