MATO GROSSO
Estudantes de escola vocacionada ao esporte de Aripuanã disputam jogos regionais a partir desta sexta-feira (28)
MATO GROSSO
Equipes da Escola de Tempo Integral Vocacionada ao Esporte Professor Elídio Murcelli Filho, de Aripuanã, participam nesta sexta-feira (28) da etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses, em Juara, para tentar uma vaga na etapa estadual da competição. As equipes classificadas foram destaque na 17º edição dos Jogos Escolares AripuanenREse 2023, realizado entre os dias 10 e 14 de abril, nas modalidades de futsal, vôlei, basquete, handebol, badminton, judô, xadrez, vôlei de areia e tênis de mesa.
Para Priscila Hobold Nogueira, estudante do 8º ano e uma das atletas da unidade escolar, a convivência e o aprendizado ao participar dessa competição são duas importantes ações que vão ajudar na sua formação, além de contribuir pelo interesse contínuo nas práticas e nos estudos.
Essa percepção é compartilhada por outros jovens estudantes, como no caso do Marcus Vinicius Pick, também do 8º ano. Recém-chegado na unidade, o jovem contou que a competição facilitou a interação com outros estudantes e participantes. Para ele, a competição também favorece os sentimentos de pertencimento, cooperação e trabalho em equipe. “É um momento importante para relaxar e celebrar o esporte, seja jogando ou torcendo pelos colegas”, afirmou.
O orientador direcionado às práticas esportivas da unidade, professor Alison de Vargas, contou que, além do talento dos atletas, a boa performance dos alunos foi motivada pelo empenho dos professores das práticas esportivas desde o início do ano, que realizaram formações e planejamentos para atuação na competição. “Os estudantes se dedicaram e conseguiram se classificar nas modalidades de basquete masculino e feminino, handebol masculino e feminino e vôlei masculino. Para nós é uma alegria imensa partilhar dessa conquista e preparar a nossa comunidade para as outras competições”, disse.
A gestora da Política de Educação de Tempo Integral da Seduc-MT, Elisandra Chastel, exaltou a importância da participação dos estudantes. “A Escola Vocacionada vem com esse incentivo ao esporte e contribui para o projeto de vida deles. Quando o estudante está no mundo do esporte ele se torna mais disciplinado, pois é exigido que o aluno se concentre e tenha disciplina”, pontuou.
A competição é fruto de uma parceria entre as unidades municipais, estaduais e privadas para promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos e ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.
O diretor da escola, Adelmo Giovanni Zambiasi, contou que a participação dos estudantes nos jogos vai muito além dos títulos. Para o representante, a competição através do esporte é uma ferramenta para melhoria da qualidade da educação. “Um aluno interessado na prática esportiva e realizando atividades físicas se comporta muito melhor e adquire mais conhecimento em sala de aula. A energia gasta nos treinos contribui para o professor desenvolver melhor as atividades”, explicou.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO4 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO55 minutos atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura