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Governador e secretário de Infraestrutura vistoriam obras de asfalto novo em bairros de Cuiabá

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O governador Mauro Mendes e o secretário de Infraestrutura e Logística, Mauro Mendes, vistoriam nesta segunda-feira (29.05) as obras de asfaltamento em três bairros de Cuiabá. Serão vistoriadas as obras nos bairros do Novo Horizonte, Planalto e Campo Verde.

Os três bairros estão entre os oito que serão asfaltados pelo Governo do Estado, com recursos 100% estaduais, em um investimento total de R$ 42 milhões.

A programação começa a partir das 15h30 no bairro Novo Horizonte, na rua C. Estão previstas obras em 10 ruas do bairro, em uma área total de 8.177,76 m² e um investimento de R$ 2,9 milhões.

Depois, a equipe do governador segue para o vizinho bairro do Planalto, na Rua João Gomes Sobrinho. No Planalto serão asfaltados 21.785,12 m², com um investimento de R$ 12,4 milhões.

Por fim, a comitiva segue para o bairro Campo Verde da Esperança, que receberá um investimento de R$ 2,7 milhões para asfaltar 7.321,53 m². A vistoria será n rua Ciríaco Cândia.

As obras também serão executadas nos bairros Novo Tempo, Novo Milênio, Jardim Aroeira, Tancredo Neves e Alto Boa Vista. Em todos eles, as obras estão em fase inicial, com preparação de terreno e escavações para construção do sistema de drenagem.

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Três empresas são responsáveis pela execução da obra, dividida em três lotes. A licitação foi realizada pela Sinfra-MT em agosto de 2022, mas o processo ficou paralisado por quatro meses, devido à falta de autorização por parte da prefeitura. Após um acordo intermediado pelo Tribunal de Contas do Estado em dezembro de 2022, o procedimento de contratação das empresas foi retomado.

Pauta: Vistoria do Início das Obras de Asfaltamento em três bairros de Cuiabá
Data: 29 de Maio de 2023, às 15h30
Local: Rua C, Bairro Novo Horizonte, próximo ao Campo de Futebol.

Veja a área total e valor das obras em cada bairro

Lote 1:
Bairro Alto Boa Vista – 23.282,04 m² (R$ 8.600.265,14)
Bairro Novo Tempo – 6.738,11 m² (R$ 2.210.204,64)

Lote 2
Bairro Campo Verde da Esperança – 7.321,53 m² (R$ 2.743.209,80)
Bairro Novo Horizonte – 8.177,76 m² (R$ 2.946.941,18)
Bairro Jardim Aroeira – 19.042,48 m² (R$ 6.548.132,16)
Bairro Tancredo Neves – 14.319,69 m² (R$ 5.488.244,01)
Bairro Planalto – 21.785,12 m² (R$ 6.798.384,43)

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Lote 3
Bairro Novo Milênio – 23.351,96 m² (R$ 6.692.939.53)

Fonte: Governo MT – MT

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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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